Escoteiros do Brasil assinam contrato para sediar 3° Congresso Mundial de Educação Escoteira - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Escoteiros do Brasil assinam contrato para sediar 3° Congresso Mundial de Educação Escoteira

4 dezembro 2018

Na última sexta-feira (30 de novembro), na Cidade do Panamá, os Escoteiros do Brasil e o Escritório Escoteiro Mundial assinaram o Memorando de Entendimento que define as funções do Brasil como país-sede e anfitrião do 3° Congresso Mundial de Educação Escoteira. O documento foi assinado durante a 27° Conferência Escoteira Interamericana, ocorrida entre os dias 27 de novembro e 01 de dezembro, no Panamá – sede da Região Escoteira Interamericana.

O Congresso Mundial está marcado para os dias 09 a 11 de dezembro de 2019, na cidade do Rio de Janeiro, e acontecerá no Museu do Amanhã e no MAR, dois dos principais e mais recentes cartões-postais da capital fluminense. O memorando foi assinado por Alessandro Garcia Vieira, diretor-presidente dos Escoteiros do Brasil, e Ahmad Alhendawi, secretário-geral do Escritório Escoteiro Mundial.

O Congresso Mundial de Educação Escoteira é um evento que acontece de três em três anos, e é realizado pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro – WOSM, e será a primeira vez que o encontro ocorre na América do Sul. A expectativa é que a terceira edição traga ao Brasil mais de 450 participantes, de aproximadamente 160 nações diferentes. O principal objetivo é discutir e refletir sobre a proposta educativa do Escotismo, destacando a aplicação do Método Educativo como ferramenta para promover o desenvolvimento de crianças, jovens e adolescentes.

O Brasil foi apontado como sede após ser anfitrião do 1° Fórum Interamericano de Educação Escoteira, em janeiro de 2017, e por ser um dos países na vanguarda da organização de um Congresso Nacional de Educação Escoteira na Região Interamericana – já foram duas edições, sendo uma em 2015 (parceria com a Universidade Estadual de São Paulo – USP), e uma em setembro de 2018 (em conjunto com a Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP).

Skip to content