ENAMAR reúne participantes de todo o país em final de semana no Rio de Janeiro - Escoteiros do Brasil
Área do associado

ENAMAR reúne participantes de todo o país em final de semana no Rio de Janeiro

14 fevereiro 2019

Mais de 60 pessoas se reuniram no Rio de Janeiro nos dias 09 e 10 de fevereiro para o Encontro Nacional da Modalidade do Mar. O evento foi aberto para escotistas, dirigentes e pioneiros, para promover conversas e experiências que agreguem às atividades da Modalidade. Estiveram presentes as Regiões Escoteiras do Ceará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Sergipe e São Paulo.

As atividades do ENAMAR aconteceram em dois lugares: na manhã de sábado os participantes estiveram no Centro Cultural do Movimento Escoteiro, e depois tiveram a programação no Iate Clube Icaraí. Além disso, o grupo também realizou atividades externas na Ilha de Boa Viagem, onde uma missa foi celebrada pelo capelão-assistente nacional dos Escoteiros do Brasil, Pe. Hugo Galvão, em conjunto com o Capelão da Marinha do Brasil, Pe. Agostinho dos Santos. Na ilha, uma oficina de Apitos Marinheiros e um jantar festivo fecharam o dia.

Entre as outras atividades estão a abertura do evento, feita pela Marinha do Brasil na pessoa do Comandante do 1° Distrito Naval, o vice-Almirante Cunha, que falou justamente do apoio mútuo entre Marinha e Escoteiros. Também houve palestra sobre as riquezas do Brasil no mar, segurança marítima e tráfego aquaviário, e também palestras feitas por Chefes Escoteiros, com a organização de cruzeiros Escoteiros, dinamização de Especialidades e Progressões no Programa do Escotismo do Mar, Refugiados e o Movimento Escoteiro, Combate ao Álcool e Drogas na Juventude e Insígnia ‘Mares Limpos’.

A Chefe Estelina Terra, coordenadora nacional da modalidade, trouxe ao encontro números do efetivo da modalidade nos últimos 04 anos: “Em 2015 registramos 4.084, em 2016, 5.367; em 2017 o número foi de 6.312 e em 2018, 6.123, com aproximadamente 100 Grupos Escoteiros do Mar, no total”, explicou. A Chefe ainda agradeceu pelo apoio que recebeu durante os quatro anos à frente da coordenação da modalidade do mar, dizendo sobre o aprendizado com o apoio do adjunto Marcelo Teixeira, do conselheiro Sérgio Marangoni, entre outros “Considero a missão cumprida, com importantes conquistas para a modalidade do Mar” concluiu.

Skip to content