Confira detalhes da 27° Conferência Escoteira Interamericana, que aconteceu na Cidade do Panamá - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Confira detalhes da 27° Conferência Escoteira Interamericana, que aconteceu na Cidade do Panamá

7 dezembro 2018

A 27° Conferência Escoteira Interamericana / 6° Fórum Jovem Escoteiro Interamericano aconteceram entre os dias 23 de novembro e 1 de dezembro na Cidade do Panamá, local sede da IAR – Região Escoteira Interamericana. Durante o evento as Organizações Nacionais membros da IAR participaram de reuniões para deliberação de resoluções importantes, além de participarem também da eleição dos novos membros do Comitê Escoteiro Interamericano. A delegação brasileira participante da Conferência contou com 20 pessoas entre delegados, observadores e acompanhantes, além de quatro jovens participantes do Fórum.

Entre os ocorridos da Conferência, o brasileiro Ricardo Stuber encerrou um produtivo mandato à frente da presidência do Comitê, e Daniel Corsen Jr. (Curaçao), foi eleito o novo presidente. Os novos membros do Comitê, eleitos durante a Conferência, são Lyda Verónica Pavón Avilés (Equador), Diego Alejandro Linares Salcedo (Colômbia), Jorge Arturo León y Vélez Avelar (México), e Rubem Tadeu Perlingeiro (Brasil), motivo de grande orgulho pra nossa associação. Também ficou definido que o Paraguai será o país sede da próxima Conferência Interamericana, e que os EUA será sede do JamCam seguinte à edição brasileira do evento. Dentre as definições, ficou estabelecido que o próximo Moot Interamericano, a ser realizado na Argentina, fica adiado em um ano de sua data inicial.

Na parte de grandes eventos, houve a divulgação do JamCam – Jamboree e Camporee Interamericanos em 2020 no Brasil, com a montagem de um stand, o lançamento dos boletins para a participação dos demais países e uma apresentação de lançamento do evento na plenária da Conferência, realizada pelos jovens brasileiros e contando ainda com a participação de toda a Delegação. Também foi firmado um termo de cooperação entre os Escoteiros do Brasil e a Fundação Escoteira Interamericana, que deverá viabilizar apoio à participação no JamCam 2020 de alguns jovens de todos os países da Região, que não teriam condições de ir ao evento.

Durante o encontro, houve a assinatura do Memorando de Entendimento, que define as funções do Brasil como país-sede e anfitrião do 3° Congresso Mundial de Educação Escoteira. O Diretor-presidente dos Escoteiros do Brasil, Alessandro Garcia Vieira, e o Secretário-geral da Organização Mundial do Movimento Escoteiro Mundial, Ahmad Alhendawi, assinaram o documento. A oportunidade de aproximação e negociação com Organizações Escoteiras Nacionais de países da Região proporcionou a realização de avanços das tratativas para o Jamboree Escoteiro Mundial, que acontecerá em 2019 nos EUA. Também houve conversas sobre o Jamboree Europeu 2020, que acontecerá na Polônia, e sobre o Moot Mundial na Irlanda, em 2021. Ainda no âmbito da Conferência, foram iniciadas negociações e desenhadas parcerias com Organizações Escoteiras Nacionais, com foco no crescimento associativo e desenvolvimento nos países da América do Sul. Por fim, os participantes da Conferência Escoteira Interamericana participaram da Noite das Américas, um momento de confraternização em que cada associação escoteira nacional apresentou um pouco da cultura do próprio país.

A delegação brasileira contou com os delegados Alessandro Garcia Vieira (dir. presidente dos Escoteiros do Brasil), Luiz Carlos Vasconcelos e Silva (Suplente do Conselho de Administração Nacional), Marcos Carvalho (Comissário Internacional dos Escoteiros do Brasil), e Rubem Tadeu Perlingeiro (Reg. Escoteira do Rio de Janeiro); assim como os observadores Arcângelo Safanelli (Reg. Escoteira de Santa Catarina), David Ortolan (Secretário-geral dos Escoteiros do Brasil), Léia Eyng (Reg. Escoteira de Santa Catarina), Lidia Ikuta (Reg. Escoteira de São Paulo), Luiz Sagado Klaes (Reg. Escoteira de Santa Catarina), Mario Henrique Farinon (Reg. Escoteira do Rio Grande do Sul), Oscar Palmquist Arias (Reg. Escoteira do Paraná), Patricia Diniz (Reg. Escoteira de São Paulo), Públio Athayde (Reg. Escoteira de Minas Gerais), Rafael Rocha de Macedo (Reg. Escoteira de Goiás), e Luiz Cesar Horn, Marcos Ramacciato e Vitor Augusto Gay (da equipe de Métodos Educativos do Escritório Nacional). Também participaram os jovens Felipe Bertoglio, Luiza Aiolfi (ambos da Reg. Escoteira do Rio Grande do Sul), David Behara (Reg. Escoteira de São Paulo) e Larissa de Oliveira (Reg. Escoteira do Rio Grande do Sul), como delegados do Fórum.

Este evento se mostrou importante para selar o elo entre as Organizações Escoteiras Nacionais, fazendo com que o desenvolvimento do Escotismo seja cada vez maior na América Latina.

Skip to content