Comissão Estatuinte divulga proposta de Estatuto com o resultado das observações dos associados - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Comissão Estatuinte divulga proposta de Estatuto com o resultado das observações dos associados

24 abril 2019

Após receber o novo documento proposto pelo consultor Dr. Eduardo Szazi, a Comissão Estatuinte apresenta as sugestões de adequação no texto da Proposta de Novo Estatuto, documento que também será apresentado à Assembleia Extraordinária, para deliberação dos associados, durante o Congresso Nacional Escoteiro que se aproxima. O novo documento passa a contemplar as diversas contribuições colhidas dos associados em consulta pública realizada nas últimas semanas, e será apresentado em versões sem e com as marcas de revisão.

Muitas das contribuições recebidas foram inseridas na versão provisória do documento, pois estavam alinhadas com a organicidade da proposta estatutária, que foi construída ao longo dos dois anos de trabalho da Comissão, e contando com a participação de representantes e associados de todos os estados. Todas as contribuições que seguiram dentro do “espírito” construído através das discussões dos trabalhos durante todo o período da Estatuinte foram incluídos no novo texto sugerido. Foram recebidas ainda algumas contribuições que fogem do que foi discutido anteriormente na nova construção estatutária e, por isso, não foram absorvidas, pois perdem o sentido com relação à proposta geral apresentada.

A Comissão Estatuinte agradece pelas mais de 32.000 visualizações de associados nas consultas públicas sobre o Estatuto, aos milhares de membros que se manifestaram nas oportunidades possíveis, além das dezenas de representantes das Regiões Escoteiras e demais órgãos dos Escoteiros do Brasil que contribuíram nas reuniões presenciais e grupos de trabalho virtuais. Isso representa o investimento e as centenas de horas de trabalho voluntário e profissional de muitas pessoas, para a construção deste processo amplo e colaborativo, que esperamos contribua de forma significativa com o desenvolvimento da instituição.

 

Confira os dois documentos:

Proposta de Novo Estatuto – pós-consulta (com marcas de revisão)

Proposta de Novo Estatuto – pós-consulta (sem marcas de revisão)

Skip to content