Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens

Bombeiros realizam treinamento de Primeiros Socorros e Prevenção a Incêndio para Escoteiros

13 de outubro de 2016


O 2º Grupamento de Corpo de Bombeiros Militar de Dourados, através do Subtenente Edraudino, realizou um treinamento com a Tropa Sênior do Grupo Escoteiro São Jorge, ministrando curso de Primeiros Socorros, técnicas de imobilização e transporte de vítimas de acidente e também de combate a incêndio.

O treinamento teve a duração de dois dias, sendo o primeiro realizado na sede do Grupo Escoteiro e o segundo dia voltado para a parte prática de resgate em área de difícil acesso, realizado em uma fazenda, em contato direto com a natureza, onde os jovens da Tropa Sênior tiveram a oportunidade de aprimorar as técnicas ensinadas na sede e também aprender outras novas, como a transposição de cursos de água utilizando uma calça como boia.

O treinamento recebido é muito importante para formação do jovem, ampliando o seu conhecimento e tornando-o a cada dia um pessoa mais atuante na sociedade, sempre preparado para as mais diversas situações onde ele possa colaborar.

O chefe da Tropa Sênior do Grupo Escoteiro, Emerson Matos Rodrigues, falou sobre a importância do treinamento para os jovens, “o papel dinâmico do instrutor elevou o grau de aprendizagem dos jovens e as instruções agregaram valor e técnicas na vida dos escoteiros, com a atividade eles puderam aprender as noções básicas de primeiros socorros e de combate a incêndios com a utilização dos diversos tipos de extintores de incêndios, puderam dessa forma vivenciar em um ambiente seguro os riscos corriqueiros do nosso cotidiano como o incêndio em um botijão de gás, aprendendo técnicas de como combater as chamas. Não podemos deixar de agradecer ao Subtenente Edraudino pelo seu empenho com os nossos jovens, passando a eles um pouco de sua experiência profissional e pessoal”. Esse tipo de parceria entre o Grupo Escoteiro e Corpo de Bombeiros servem para demostrar o empenho da instituição em prevenção a acidentes e o cuidado com o cidadão.

Os jovens interdisciplinarmente tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o trabalho dos bombeiros, que não apenas arriscam as suas vidas pela de outras pessoas como também estão preocupados em preparar o cidadão para agir de forma coerente em um momento de crise.

O Movimento Escoteiro

O escotismo foi fundado pelo britânico Robert Baden-Powell, com a intenção de desenvolver o jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra e a prática do trabalho em equipe, da vida ao ar livre, fazendo com que o jovem torne-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.

O Grupo Escoteiro São Jorge busca em parcerias com outras instituições, guiar esse processo de aprendizagem dos jovens para concretizar os desejos do fundador deste movimento. Buscando a formação de um jovem atuante na sociedade, preparado para a vida em equipe, com responsabilidades, respeito e disciplina.

Fonte: http://www.douradosagora.com.br

Fale

Conosco

Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens