20 de junho – Dia Mundial do Refugiado - Escoteiros do Brasil
Área do associado

20 de junho – Dia Mundial do Refugiado

20 junho 2019

A Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) definiu em 2000 que, a partir daquele ano, o dia 20 de junho seria a data para a conscientização da situação de refugiados em todo o planeta. Seja por motivo de guerra, perseguição religiosa ou racial, por opressão de um governo ou grupo, ou por alguma outra razão que faça um indivíduo abrir mão de tudo o que tem e arriscar a vida para se abrigar em outro país, o número de pessoas deslocadas à força para fora de seus países tem crescido de forma impressionante nos últimos anos, alcançando 70 milhões de pessoas atualmente, de acordo com a ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados).

Próximo de nós brasileiros a situação mais crítica e conhecida é a dos venezuelanos, que enfrentam grave instabilidade social e se encaixam, em sua maioria, na categoria de requisição de asilo. Em 2017 o Brasil registrou quase 34 mil pedidos de refúgio, número que cresceu para 80 mil no ano seguinte. É como se, por dia, mais de 200 pessoas cruzassem a fronteira tentando se estabelecer por aqui.

Com o desafio urgente de dar suporte e apoio aos irmãos venezuelanos os Escoteiros do Brasil lançaram em agosto de 2018 um projeto de financiamento coletivo para levar o Método Escoteiro aos refugiados e migrantes que se encontram na capital Boa Vista. Nos sete meses de Projeto Integra Roraima já foram realizadas atividades em quatro seções autônomas e algumas promessas nos ramos Lobinho e Escoteiro. Mais do que isso, o projeto tem atendido necessidades do povo venezuelano ao articular parcerias com outras organizações de atendimento e pela adequação do Método Escoteiro para a cultura e tradições do público.

Além da oferta de uma oportunidade de atividades educativas em Roraima, um segundo passo do Projeto tem como objetivo atuar na interiorização dos refugiados. Alguns jovens que passaram pelo Integra estão sendo redirecionados para outras regiões do Brasil por meio da Operação Acolhida e são incentivados a manter contato com o Movimento Escoteiro, tendo na cidade de destino um grupo de pessoas referência em caso de necessidade.

 

Click here for the english version.

Skip to content