Já demos início mostrando aos nossos associados o que é Governança Institucional e explicamos a importância de sua implantação. Mas, como funciona esse sistema de gestão?
Inicialmente, para que a Governança Institucional seja corretamente aplicada, todas as partes envolvidas devem saber exatamente o seu papel dentro da Escoteiros do Brasil. Essas partes ou órgãos são, segundo o Estatuto:
· Assembleia Geral
· Conselho de Administração Nacional
· Diretoria Executiva Nacional
· Diretorias Regionais
· Comissões Fiscais
· Comissões de Ética e Disciplina
Além de tais órgãos, fazem parte dos pilares da Governança Institucional, a Auditoria Independente e o Programa de Integridade criado pela Resolução CAN-DEN nº 01/2019.
Dessa forma, a definição do papel de cada um desses órgãos e a sua atuação dentro de suas funções e nos termos das leis nacionais, do Estatuto e das normas internas da Escoteiros do Brasil é essencial para a adoção das boas práticas de Governança Institucional.
Para isso, a Política de Governança Institucional é o próximo passo para a implantação desse sistema de gestão e a melhoria contínua da Escoteiros do Brasil, trazendo profissionalismo e credibilidade à nossa instituição.