Importância da governança institucional

16 setembro 2020

A implantação de um modelo de Governança faz parte do Planejamento Estratégico de nossa instituição e vem ganhando força com a apresentação do Código de Conduta da Escoteiros do Brasil.

Mas você sabe o que é Governança Institucional?

Governança tem a ver com liderança, com estratégias de desenvolvimento e gestão profissional. Implantar um modelo de Governança propicia segurança para a instituição e, a longo prazo, uma gestão administrativa e financeira eficientes.

Isso porque, dentro do modelo da Governança Institucional são definidos os papéis dos organismos da nossa Instituição, o relacionamento entre eles, a atuação junto aos profissionais, associados, órgãos públicos e com terceiros. Podemos dizer que a Governança mostra a direção que uma entidade deve seguir para alcançar os resultados esperados.

Assim, o Conselho de Administração, a Diretoria Executiva Nacional, as Comissões de Ética e Fiscal e as Regiões Escoteiras sabem exatamente quais são as suas funções e como devem direcionar o seu trabalho para o desenvolvimento e crescimento da Escoteiros do Brasil.

Segundo o Modelo de Governança da WOSM, “a boa governança, entendida como saber distinguir e respeitar as funções dos órgãos governamentais e executivos”, é essencial para a nossa organização e propicia a sustentabilidade do nosso trabalho.

Tudo isso trará visibilidade à Escoteiros do Brasil perante a sociedade, uma vez que confere a nossa instituição valores e princípios de uma gestão profissional e com projeção de futuro, assegurando que o Planejamento Estratégico seja cumprido e todos os envolvidos trabalhem de forma segura e eficaz.

Nos próximos textos, traremos para vocês os princípios da Governança Institucional e como será implantando o Programa de Integridade na Escoteiros do Brasil.

Até breve!

Skip to content