Escoteiros do Brasil doam 3 km de tecido para fazer máscaras

7 abril 2020

Os Escoteiros do Brasil estão mobilizados no combate à Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Além das ações de conscientização que engajam mais de 100 mil famílias escoteiras no Brasil, a instituição lança uma campanha para confeccionar 50 mil máscaras de tecido que serão doadas para instituições que farão a distribuição. Cerca de 3 km de tecido serão distribuídos em kits para voluntários que queiram contribuir na elaboração das máscaras. Cada kit terá tecido e orientações de como fazer as peças.

Captura de Tela 2020 06 28 às 00.39.26
“Os escoteiros são bastante organizados e envolvidos em ações que contribuem para um mundo melhor. Dessa vez, estamos convidando a sociedade para abraçar essa causa. Conseguimos arrecadar o tecido e precisamos de ajuda para fazer essas máscaras o quanto antes. Sabemos que juntos podemos vencer essa batalha”, diz o presidente dos Escoteiros do Brasil, Rafael Macedo.

O Ministério da Saúde orientou a produção de modelos simples de máscaras de pano, que funcionam como barreiras na propagação da Covid-19. Além de ser eficiente, é um equipamento que não exige complexidade na produção e um grande aliado no combate à propagação do coronavírus. Para ser eficiente como uma barreira física, a máscara caseira precisa seguir algumas especificações. É preciso que tenha pelo menos duas camadas de pano. E mais uma informação importante: ela é individual. Não pode ser dividida com ninguém. As máscaras caseiras podem ser feitas em tecido de algodão, tricoline, TNT ou outros tecidos, desde que desenhadas e higienizadas corretamente. O importante é que seja feita nas medidas certas cobrindo totalmente a boca e nariz e que fique bem ajustada ao rosto, sem deixar espaços nas laterais. Confira como fazer uma máscara corretamente.

FOTO

O Grupo Escoteiro do Mar Amigo Velho, de Curitiba, é um dos Grupos que já iniciou a costura das máscaras. Se você é de Curitiba e tem interesse em retirar o kit para contribuir com a campanha, acesse o formulário disponível em bit.ly/kitmascarasescoteiras para mais informações. Se você também está realizando campanha similar em sua região, envie as informações para comunicacao@escoteiros.org.br para que possamos mobilizar mais pessoais nesta corrente do bem.

Skip to content