Envolvimento Juvenil e impacto comunitário: O que uma coisa tem a ver com outra?

17 julho 2020

Quando pensamos em envolvimento juvenil dentro do Movimento Escoteiro, muitas vezes nossa mente cria a imagem de um jovem usando sua voz para gerar impacto positivo dentro da instituição. E isso não está errado! É extremamente importante que os Escoteiros do Brasil sejam um espaço seguro para que jovens possam se posicionar e que seus pontos de vista sejam levados em consideração.

Podemos ainda alegar o que entendemos por envolvimento juvenil para uma outra esfera (e te convido que faça esse exercício): a esfera comunitária. Pense assim: as lideranças juvenis que cultivamos dentro do Movimento Escoteiro devem impactar somente o Movimento Escoteiro? É importante que entendamos nosso papel enquanto potenciais agentes de mudança social e esse tipo de ação é fundamental para nos aproximar do nosso objetivo de Construir um Mundo Melhor.

Enquanto líderes do futuro, Escoteiros podem e devem ser incentivados a desenvolver ações e projetos que visem melhorar suas realidades e suas comunidades. Com nossos companheiros de patrulha, matilha ou clã, somos capazes de nos organizar para deixar nossa marca onde estamos!

Agora que você já conhece e entende a importância do âmbito comunitário para o Envolvimento Juvenil, que tal se inscrever na Semana Nacional de Envolvimento Juvenil dos Escoteiros do Brasil? Lá, conversaremos sobre a participação de jovens de referência nos três setores da sociedade, além de debater a questão “como fazer a diferença?”

Não perca essa oportunidade, confira o Boletim 1 em bit.ly/snejboletim1 faça sua inscrição! Eventuais dúvidas sobre a participação na Semana Nacional de Envolvimento Juvenil podem ser encaminhadas diretamente no e-mail [email protected]

Texto: Lucas Lahoni

Foto: Alexandre Araújo

 

Skip to content