Dia da Juventude é celebrado com a Semana Nacional de Envolvimento Juvenil

12 agosto 2020

O Dia Internacional da Juventude, celebrado neste dia 12 de agosto, tem um gosto especial a todos os Escoteiros do Brasil. Nesta semana, de 10 a 14 de agosto, está sendo realizada a primeira Semana Nacional de Envolvimento Juvenil – SNEJ, uma iniciativa que reúne mais de 550 participantes, escoteiros e não escoteiros, para debater sobre a juventude, seu contexto, suas barreiras, suas facilidades, e promover o protagonismo jovem em todas as instâncias da sociedade e do Movimento. 

A data de hoje, 12 de agosto, como Dia Internacional da Juventude, foi criada por meio de uma resolução da Assembleia Geral da ONU em 1999. É nesta data que se reconhece e se conscientiza os jovens pela responsabilidade do futuro e presente do planeta. Este ano o tema da Semana da Juventude é o “Engajamento Jovem para Ação Global”. O objetivo é falar sobre a participação dos jovens em espaços de tomada de decisão a nível local, nacional e global.

A SNEJ conta com a participação dos convidados: Rafael Campos, presidente do Conselho Nacional da Juventude (CONJUVE), Thais Queiroz, uma dos 12 representantes jovem da Organização Mundial do Movimento Escoteiro (OMME), João Armando, ex-Secretário Geral da OMME, Wesla Monteiro, co-presidente do Mapa Educação, Marcela Tropia, especialista em políticas públicas, Marcella Coelho, Renata Leal, representante da Youth Voices Brasil, José Peixoto, representante da Brasil Júnior, e Luisa Gianesella, representante da ONG Viração.

Os Escoteiros do Brasil fazem parte do conselho do Dia Internacional da Juventude, junto com 19 outras organizações e movimentos que também impactam diretamente a juventude brasileira. Fruto dessas parcerias, os escoteiros organizaram em conjunto o evento central do Dia Internacional da Juventude, aberto a todos e transmitido no canal do YouTube “Dia da Juventude IYD Brasil”.

Nas duas primeiras noites do evento foram tratados o envolvimento de jovens dentro do cenário escoteiro com mesas temáticas sobre Adultos no Movimento, Programa Educativo e Desenvolvimento Institucional, um diálogo sobre a Política Mundial de Envolvimento Juvenil, além de um painel sobre como e o que fazer para gerar impacto positivo. Além disso, também houve um momento para reforçar a compreensão e importância do diálogo entre gerações incluindo o lançamento de um módulo sobre o tema no Campo Escola Virtual.

Interessados em participar dos próximos dois dias de programação da Semana Nacional de Envolvimento Juvenil ainda podem se inscrever no Paxtu! Confira a programação completa em http://bit.ly/muralsnej ou entre em contato pelo email [email protected] 

Texto: Melissa Wilm | Foto: Rafael Marconatto

WhatsApp Image 2020 08 12 at 11.12.12 1
Skip to content