Declaração da I Semana Nacional de Envolvimento Juvenil

1 setembro 2020

A semana de 10 a 14 de agosto de 2020 foi marcada pela realização da 1ª Semana Nacional de Envolvimento Juvenil (SNEJ), evento promovido pelos Escoteiros do Brasil em virtude do Dia Internacional da Juventude, dia 12 de agosto de 2020.  

A SNEJ buscou responder algumas perguntas acerca da realidade dos jovens, abordando o protagonismo juvenil, o envolvimento em causas sociais e as referências de protagonismo na sociedade: qual o papel do jovem no Brasil?; Projetos que podem impactar a comunidade; O impacto positivo da participação da juventude nos setores da sociedade; Juventude e mundo de trabalho; Diálogo intergeracional; e o envolvimento juvenil dentro do escotismo através dos eixos de programa educativo, adultos no movimento e desenvolvimento Institucional. 

O evento, 100% online, contou com 593 inscritos, sendo 149 deles externos ao Movimento Escoteiro, e as sessões contaram com a participação tanto de lideranças no Movimento Escoteiro quanto de organizações que impactam diretamente a juventude do país: representantes do Movimento do Dia Internacional da Juventude no Brasil, Conselho Nacional da Juventude (CONJUVE), ONG Viração, Youth Voices Brasil, Brasil Júnior, e Mapa Educação, além de especialistas nas áreas de ciências políticas e segundo setor.

Ao final de uma semana intensa, foi redigida a Declaração da I Semana Nacional de Envolvimento Juvenil, que você pode acessar aqui com as principais conclusões debatidas durante a Semana. Segundo a organizadora do evento Melissa Wilm, as contribuições dos escoteiros se somaram ao debate mundial sobre o papel e a atuação da juventude. “Essa declaração servirá de apoio a um documento maior que será produzido pelos embaixadores do movimento IYD sobre o Dia da Juventude no Brasil e compartilhado com todo o mundo”, explica Melissa. 

Perdeu algum conteúdo e quer saber mais? Confira abaixo:

Skip to content