A importância do Envolvimento Juvenil no Nível Institucional

14 julho 2020

“O Escotismo é um movimento de jovens e para jovens”. Esse conceito joga luz sobre quem pretendemos ser e nos orienta como devemos ser conduzidos, como instituição, que valoriza o diálogo intergeracional. 

É necessário, para que nosso programa e linguagem continuem sendo relevantes para as atuais gerações de crianças e jovens, que estejamos alinhados com seus anseios e sua realidade, sua forma de ver e interpretar o mundo. 

Nesse sentido, é fundamental termos nas esferas de decisão de nossa instituição pessoas jovens. Esse contato tem outra vantagem, que complementa o que pretendemos entregar à sociedade: forma novos líderes. Líderes do futuro, com experiência em gestão de pessoas, processos, projetos, eventos, entre outros. 

Desde o começo dos anos 2000 os Escoteiros do Brasil, vem criando espaços e plataformas para que esse diálogo seja possível, por meio da Rede de Jovens Líderes. Antes disso, num passado mais distante, existiam outras ferramentas, como os conselhos de Ramo.

A inovação da Rede foi conquistar espaço para representação junto ao Conselho de Administração Nacional, com direito de voz e opinião, criou e coordenou os primeiros mutirões de ação comunitária – MutCom, organiza os Fóruns de Jovens, apresenta seus resultados às assembleias regionais e nacional e oxigenou novas ideias, formas e jeitos de fazer à essa instituição que é quase centenária, mas nunca foi tão jovem. 

Para isso é preciso que esses jovens tenham suas opiniões respeitadas, que neles confiemos e, como dizia BP: “na dúvida, escute o jovem”.

O Envolvimento Juvenil a Nível Institucional e suas ferramentas serão debatidas na Semana Nacional de Envolvimento Juvenil. Não perca essa oportunidade, confira o Boletim 1 em bit.ly/snejboletim1 faça sua inscrição! Eventuais dúvidas sobre a participação na Semana Nacional de Envolvimento Juvenil podem ser encaminhadas diretamente no e-mail [email protected]

Texto: Winder Garcia

Foto: Gabriel Assenheimer

 

Skip to content