Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens

39ª Conferncia Escoteira Mundial


A Conferncia Escoteira Mundial (World Scout Conference) a "Assemblia Geral" do Escotismo. o rgo mximo da Organizao Mundial do Movimento Escoteiro e rene-se a cada trs anos, sempre em um pas diferente. composta por todos os seus membros, que so as Associaes Escoteiras Nacionais reconhecidas. Somente uma Associao reconhecida em cada pas. Em alguns pases, onde h vrias Associaes, estas so organizadas em Federaes, que so as detentoras deste reconhecimento.


Blumenau recebe Jovens Escoteiros de vários países

Blumenau recebe entre os dias 3 e 6 de janeiro 170 jovens de 75 países para o Fórum Mundial de Jovens Escoteiros. O evento acontece  no Vienna Park Hotel, cidade de Blumenau, estado de Santa Catarina. Desde que o Fórum foi criado, há 11 edições, esta é a primeira vez que ele ocorre na América Latina.

Durante o evento o brasileiro Felipe de Paulo, 22 anos, membro do Grupo Escoteiro 41/RJ, foi eleito com o maior número de votos para o Conselho Juvenil do Comitê Escoteiro Mundial. O conselho tem mandato de três anos e tem atribuições como levar as recomendações  do Fórum de Jovens Líderes para o Comitê Mundial; planejar o próximo Fórum que acontecerá na Itália ou Eslovênia; e participar nos subcomitês do Comitê Mundial.  

Além do Felipe de Paulo (Brasil) foram eleitos para o Conselho Juvenil do Comitê Escoteiro Mundial os escoteiros: Vemund Ovesen (Noruega) ,  Muath Zmaili (Jordania), Doina Postica (República da Moldóvia), Sarah Rita Kattan (Líbano), Esben Holager (Dinamarca).

Acompanhe as novidades do evento no blog: http://wsyfbrasil.wordpress.com/

Fórum Mundial de Jovens escoteiros é aberto com muito samba e chorinho

Muita música, alegria, sorrisos, danças, fotos e muita emoção marcaram a abertura oficial do 11º Fórum Mundial de Jovens Escoteiros, pela primeira vez em um país da América Latina, no Teatro  Carlos Gomes, em Blumenau SC, ontem ( segunda-feira dia 3). Os 190 jovens de  70 países foram recepcionados ao som do samba brasileiro do grupo "Kem de nós" e tiveram a oportunidade de aprender a sambar enquanto alguns se divertiam com uma bola de futebol e tentaram alguns toques. Os mestres de cerimônia Felipe Marqueis e Thaís Carvalho comandaram a festa enquanto o grupo de chorinho, “Alegria do Choro”, apresentava os clássicos da música brasileira.

O presidente da União dos Escoteiros do Brasil (UEB), Rubem Tadeu Perlingeiro falou da satisfação do Brasil em sediar um evento desse porte. Lembrou o tema do  Fórum: “Conduza com o remo a sua canoa”,  orientando os jovens conduzirem a própria vida e trabalhar ativamente para o próprio sucesso, e não se deixar levar passivamente pela vida. “Podem surgir algumas rochas aparentemente escuras, mas Baden Powel nos pede para não esquecer que o ponto luminoso que queremos atingir se acha além delas; portanto, se as contornarmos, veremos que também possuem um lado mais claro. Somente descobriremos este lado iluminado não nos deixando arrastar para as dificuldades e navegando prudentemente para além delas”.

Já a presidente do Fórum Milena Pecarski, falou da expectativa do evento. “Durante este Fórum, nós aprenderemos como remarmos nossa própria canoa através do rio da vida”.

Cultura interamericana

Brigadeiro e paçoca representaram o Brasil, mas El Salvador também trouxe seus doces. O mate dos argentinos circulou entre os jovens, enquanto colares, chapéus e outros adereços vindos do México despertaram curiosidade dos participantes. Os jovens

do fórum tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da cultura dos países da região interamericana durante o primeiro café temático, no dia 3. Também teve muita música e os participantes puderam dançar desde o samba brasileiro até o tango argentino, numa confraternização geral entre as nacionalidades mundiais.

Durante o fórum, os coffee breaks internacionais apresentarão a cultura de cinco regiões do planeta. Hoje pela manhã ( dia 4) participantes da Ásia-Pacífico, às 16h30min Eurásia; amanhã (5) às 11 horas, Européia; às 16h30min, Árabe; dia 6 às 11 horas, África.

Fórum Mundial transmitido on-line para o mundo

O 11º Fórum Mundial de Jovens Escoteiros (11th World Scouts Youth Fórum), no Viena Park Hotel, em Blumenau-SC, está sendo transmitido ao vivo através da internet, na forma de web streaming, ou seja, transmissão on-line de áudio e vídeo em tempo real. O sistema foi desenvolvido em software livre sendo parte por uma empresa brasileira. Além disso, conta com a parceria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade Federal do Paraná (UFPR) que cederam seus servidores para hospedar a transmissão.

O mesmo formato também será utilizado na próxima semana, no período 10 a 14 durante a 39ª Conferência Mundial Escoteira (39th World Scout Conference), em Curitiba-PR, possibilitando, pela primeira vez, nos 103 anos de escotismo no mundo, que escoteiros de todos os países acompanhem ao mesmo instante, toda a programação.

Os internautas podem acompanhar as plenárias no site da organização mundial do movimento escoteiro www.scout.org.

O Fórum

O World Scout Fórum da Juventude é uma ferramenta educacional para apoiar o processo de desenvolvimento da participação da juventude em parceria com os adultos para os jovens membros. O evento oferece uma oportunidade para os jovens membros do Escotismo Mundial de discutir e expressar suas opiniões sobre questões de interesse interno e os que vão influenciar as comunidades de todo mundo, como por exemplo as questões de preservação da natureza.

Do Fórum serão votadas as recomendações para a Conferência Mundial  que será realizada em Curitiba, na próxima semana.

O Fórum tem o patrocínio dos Correios,  Itaipu Binacional, Prefeitura de Curitiba e apoio: Embratur, Infraero, Prefeitura de Blumenau, Estação Business School, Universidade Federal Tecnológica do Paraná, Convention Bureau Curitiba e Blumenau, Computadores Positivo, Clube Santa Mônica de Curitiba, Federação das Indústrias do estado do Paraná, Tim, Funturismo de Santa Catarina.

NOTA IMPORTANTE

A Conferncia Mundial um evento da Organizao Mundial do Movimento Escoteiro, cabendo a UEB apenas oferecer a estrutura local e a logstica que possibilite sua realizao. As atividades so destinadas aos delegados inscritos dos pases membros da Organizao Mundial, e no existe condies de visitas ou presena de observadores no inscritos.

Por esta razo pedimos a compreenso de todos, pois o mesmo acontece com as cerimnias, inclusive a Cerimnia de Abertura da Conferncia, que no ser aberta ao pblico em geral ou mesmo ao pblico escoteiro. At mesmo em razo da limitao de espao e da prioridade em acolher os participantes inscritos (e com crach), somente tero acesso os convidados, com nome em lista de controle e mediante apresentao do convite.

A Diretoria Nacional da Unio dos Escoteiros do Brasil, juntamente com o Comit Organizador da Conferncia, faro um esforo muito especial para manter todos os interessados informados, atualizando permanentemente espao destinado Conferncia Mundial no site da UEB.

INFORMAÇÃO PARA IMPRENSA

A abertura oficial do Fórum Mundial de Jovens aconteceu nesta segunda-feira, dia 3 de janeiro,  no Teatro Carlos Gomes, em Blumenau, às 20h30min, com apresentações culturais e pronunciamento de alguns dirigentes da Organização Mundial do Escotismo. O evento, que reúne jovens adultos na faixa etária de 18 a 26 anos, está sendo realizado pela primeira vez na América Latina e conta com 190  participantes, provenientes de 70 países.

As atividades com debates, workshops e apresentação de projetos desenvolvidos em diferentes países prosseguem até o dia 6, no Viena Park Hotel, em uma oportunidade única para que os jovens tenham possibilidade de discutir valores, projetos de meio ambiente, desenvolvimento comunitário e questões que envolvem a construção de um mundo melhor..

O escotismo é um movimento de educação de jovens de alcance global, com mais de cem anos de efetiva atuação, e que no Brasil conta com mais de 70 mil membros ativos em todos os Estados brasileiros, coordenados pela União dos Escoteiros do Brasil, e que recebeu a incumbência de organizar localmente o 11 Fórum Mundial de Jovens, e acontece em Blumenau (SC) e a 39 Conferência Escoteira Mundial, que acontecerá em Curitiba (PR) de 10 a 14 deste mês. O Forum Mundial de Jovens tem patrocínio dos Correios e o apoio da Prefeitura de Blumenau, Hering, Fundo de Turismo de Santa Catarina.

Mais informações sobre o Fórum Mundial de Jovens podem ser obtidas com a jornalista Marli Jardim, no telefone (47) 9104-3763

Arquivos Relacionados

DELEGAÇÃO BRASILEIRA

Fale

Conosco

Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens