Excursões - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Excursões

Pré-requisitos:

Ter excursionado ao ar livre com a seção ou matilha/patrulha, de pelo menos 2 (dois) tipos distintos e utilizando diferentes formas de deslocamento (a pé, de bicicleta, embarcado etc.), no mínimo:

Nível 1: 3 (três) vezes.

Nível 2: 6 (seis) vezes.

Nível 3: 9 (nove) vezes.

 

  1. Explicar qual o material individual necessário para diferentes tipos de excursões (a pé, embarcado, de bicicleta, etc.), de acordo com o programa da atividade e como arrumá-lo em sua mochila.
  2. Ter participado de pelo menos 3 (três) excursões com a seção, de 2 (dois) tipos distintos e em locais diferentes, realizadas a pé.
  3. Ter conhecimento de primeiros socorros, sabendo agir em caso de acidente e resgate, além de ser capaz de organizar o material de primeiros socorros para cada tipo de excursão.
  4. Preparar o equipamento (segurança, alimentação, etc.) para diferentes tipos de excursão, acondicionando-o em sua mochila.
  5. Participar de pelo menos 5 (cinco) excursões, diferentes das citadas no item 2, utilizando diferentes formas de deslocamento (a pé, de bicicleta, embarcado etc.).
  6. Demonstrar, de forma prática, a correta utilização de mapas e bússolas.
  7. Elaborar o esquema de segurança para uma excursão, levando em conta o número de participantes, a região e o terreno, orientando a seção quanto aos procedimentos a serem adotados, individual e coletivamente.
  8. Organizar uma excursão para a seção, incumbindo-se da escolha do local e da forma de deslocamento e adotando as medias de segurança necessárias.
  9. Ter noções de radiocomunicação HT, sabendo informar ao médico ou equipe de socorro sua localização e dados essenciais, em caso de acidente.
Níveis da Especialidade
Nível I 3 itens
Nível II 6 itens
Nível III 9 itens

O jovem tem a liberdade de escolher quaisquer itens para a conquista do nível que desejar, não sendo obrigatório seguir a ordem da numeração dos mesmos.

Skip to content