Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Escoteiros Notáveis – W
Walter Bartiling Dohme
19/4/1948 – 23/9/2015
Esposo de Vânia Dohme.
Publicitário, com Pós-Graduação em Propaganda e Marketing, e desenhista, conhecido pelo personagem Alertino, que serviu de símbolo de várias atividades escoteiras.
Entrou no Escotismo quando jovem, se tornando Escoteiro, Sênior e Pioneiro. Como membro adulto, foi Sub-Chefe de Tropa Escoteira, Chefe de Tropa Escoteira, Chefe de Grupo, Diretor-Presidente de Grupo, Comissário Regional de São Paulo e Diretor de Curso Avançado. Como aluno, fez os Cursos Básicos dos Ramos Lobinho, Escoteiro e Sênior, além do de Chefe de Grupo / Comissário Distrital. Em 1977, fez o Curso Avançado do Ramo Escoteiro se tornou Insígnia de Madeira no mesmo ano. Foi Assistente Distrital de Adestramento e na sua Formação chegou ao Curso de Formadores Nível 2.
Foi Assistente Regional de Escoteiros, Comissário Regional de São Paulo, Comissário Nacional de Escoteiros na gestão do Escoteiro-Chefe João Fagundes Hauck além de membro de diversas Equipes Regionais e Nacionais de Assuntos e Ramos. Foi ainda Diretor de Curso Básico e Diretor de Curso Avançado.
Fez parte da Equipe de diversos CF-1 e CF-2 além de seminários regionais, nacionais e internacionais de diversos Ramos e Assuntos.
Participou do Seminário Internacional de Adestramento em Santiago, Chile, Ralies Nacionais de Lobinhos em São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Paraná e Rio Grande do Sul, Jamborees Pan Americanos em Assunção, Paraguai e no Parque Saint Hilaire em Porto Alegre (1981), além do Jamboree Colombo em Ozório, RS (1992) e dos Jamborees Mundiais do Canadá, da Holanda e do Chile. Acampamento Internacional de Patrulhas – Barretos/SP – 1994. Esteve ainda presente em Encontros Nacionais de Ramos em Curitiba, PR, Belo Horizonte, MG, Brasília, DF e Fortaleza, CE, em Seminários Internacionais no Brasil, no Chile e na Costa Rica e na Reunião do Conselho Interamericano de Escotismo em Cartagena das Índias, na Colômbia. Esteve ainda em Seminários Interamericanos de Adestramento no Chile e na Costa Rica e foi Conselheiro Regional por vários anos, participando de várias reuniões dos Conselhos e Assembleias Nacionais.
Foi Coordenador Cultural Adjunto dos Jamborees da Guatemala e do Chile, coordenou o Acampamento Regional Patrulhas no Cemucam em Cotia, SP em 1984 e o Ajuri Nacional no mesmo local em 1985. Fez parte de equipes de coordenação de reformas do POR (gestão do Escoteiro-Chefe Igor Kipman), de Estatutos da União dos Escoteiros do Brasil e fez parte de Equipes Regional e Nacional de Formação. Coordenou o Programa MACPRO e as Fichas REME.
Escreveu diversos artigos publicados no informativo Sempre Alerta da Diretoria Nacional nos periódicos da Região de São Paulo, além de artigos em jornais do estado, Manuais de Cursos de Formação, Fichas Técnicas além do Manual de Segurança em Atividades Escoteiras e Manual Ponta de Flecha, e outros sobre Primeiros Socorros, Reuniões Especiais, Jogos Interativos além de Apostilas de Especialidades e de Grandes Jogos.
Foi outorgado com as medalhas de Bons Serviços e Gratidão, ambas no grau Ouro além da Cruz de São Jorge e da Medalha Tiradentes em agosto 2015.
Wilma Erika Veit Schiefferdecker
Porto Alegre, 13/9/1927 —
Esposa de Lino Schiefferdecker (vide Escoteiros Famosos) e mãe de Sérgio Antônio Schiefferdecker, Sônia Maria Schiefferdecker Karpouzas e da Jaguatirica Suzana Maria Schiefferdecker Sommer, é professora de Música, formada pelo Conservatório Musical Mozart, mas também fez cursos de trabalhos manuais e outras artes, Saúde e Primeiros Socorros pela Cruz Vermelha Brasileira, Relações Humanas e Inglês e Alemão.
Entrou no Bandeirantismo em 1944, estando entre as primeiras oito Bandeirantes do Rio Grande do Sul, realizando sua Promessa em 13/8/1944 na Igreja Santa Terezinha, Túnel da Urca, na cidade do Rio de Janeiro, então Capital Federal, por ocasião do Acampamento Nacional de Bandeirantes nessa mesma cidade, no Parque Alto da Boa Vista, alusivo ao Jubileu de Prata da Federação das Bandeirantes do Brasil. Em 1948, a convite da SOGIPA, funda seu Departamento de Bandeirantes, permanecendo como Diretora desse ano até 1960, motivando na construção de uma sede própria. Foi membro da Equipe Coordenadora Regional da FBB, representando o Rio Grande do Sul em vários eventos nacionais e ocupando os cargos de Secretária e Coordenadora Geral, de Programa e de Cursos de Chefes.
Paralelamente ao Bandeirantismo, também se envolveu no Escotismo também em 1948 (70 anos de atividade), sendo Akela do 1º RS Georg Black de 1950 a 1970. Participou da Comissão que obteve o Campo Escola Saint’Hilaire, foi Conselheira Regional pelo seu estado, Diretora de Curso Básico, Diretora de Curso Avançado, Conselheira Nacional, membro da Comissão Nacional do Ramo Lobinho, Vice-Presidente do Primeiro Distrito (Porto Alegre), coordenou o Jamboree Farroupilha em 1986, além de ocupar diversos cargos escoteiros no 1º RS e no Departamento de Escotismo da SOGIPA.
Como Bandeirante, recebeu as condecorações Trevo de Ouro e Estrela de Prata.
Wüppchlander Ataliba Lage
Escotista mineiro, Comissário Nacional de Rádio Escotismo.
Procure um Grupo Escoteiro