Escoteiros do Brasil alcançam certificação máxima do Instituto Doar para organizações da sociedade civil - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Escoteiros do Brasil alcançam certificação máxima do Instituto Doar para organizações da sociedade civil

25 outubro 2021

Organização foi certificada com pontuação máxima na auditoria realizada pelo Instituto Doar

Os Escoteiros do Brasil receberam nota máxima no Selo Doar, certificação concedida pelo Instituto Doar como forma de incentivar, reconhecer e legitimar o profissionalismo e a transparência nas organizações não-governamentais brasileiras. O resultado da auditoria feita pelo Instituto foi divulgado no último dia 22 de outubro e a lista com todas as ONGs certificadas está disponível aqui.

Além dos Escoteiros do Brasil, outras 182 organizações foram certificadas, dentre as quais destacam-se também o Hospital Pequeno Príncipe, o Pequeno Cotolengo e o Instituto Guga Kuerten. “Para nós, é um grande privilégio estar ao lado de instituições que são referência no país, em termos de serviço social e acesso à saúde. O Selo Doar reforça o nosso comprometimento com uma gestão transparente e de qualidade à frente da nossa Instituição, reafirmando também o importante trabalho que o Movimento Escoteiro vem fazendo com as crianças e jovens brasileiros na construção de uma sociedade e um mundo melhor”, afirma Cristine Ritt, vice-presidente da Diretoria Executiva Nacional dos Escoteiros do Brasil. 

Os Escoteiros do Brasil foram aprovados no processo de auditoria do Selo Doar Critérios 2020-23, com 49 pontos de 52 possíveis, qualificando-se como organização certificada com o Selo A+. Isso significa que a instituição passa a fazer parte de um seleto grupo de organizações brasileiras, certificadas de forma independente, que alcançaram o padrão mínimo de qualidade definido pelo Instituto Doar e baseado nos principais modelos de certificação internacionais para organizações da sociedade civil.

O Selo Doar serve como um atestado independente da adequação destas organizações aos Padrões de Gestão, Transparência e Doação (PGTD) e foi elaborado a partir de uma extensa pesquisa dos conceitos e critérios adotados por diferentes organismos nacionais e internacionais e da literatura especializada em avaliação de organizações sem fins lucrativos, sendo organizado em oito grandes eixos: causa e estratégia; governança; contabilidade e finanças; gestão; recursos humanos; estratégia de financiamento; comunicação; prestação de contas e transparência.

Este é o primeiro ano em que a nossa instituição recebe o selo do Instituto Doar, que também organiza anualmente o Prêmio Melhores ONGs, conquistado de maneira igualmente inédita pelos Escoteiros do Brasil no ano de 2020. Nos orgulhamos em ser uma das 100 melhores ONGs do país e também de, a partir de agora, carregar o Selo Doar, como sinal do nosso comprometimento com um Escotismo sério e em prol de um mundo melhor. 

Confira aqui o Certificado dos Escoteiros do Brasil.

Skip to content