Escoteiros do Brasil aderem a campanha por consumo consciente de canudinhos de plástico - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Escoteiros do Brasil aderem a campanha por consumo consciente de canudinhos de plástico

23 janeiro 2018

Sabe aquele canudo plástico que acompanha praticamente todas as bebidas na maioria quase absoluta dos estabelecimentos? Pelo mundo afora, existe uma verdadeira guerra contra o uso inconsciente deste tipo de produto. Isso porque um simples ‘canudinho’ pode levar até um século para se decompor no meio ambiente e sumir da natureza, e assim como outros utensílios do mesmo material – como ‘sacolinhas’ de mercado, garrafas PET, embalagens e outros -, acabam acumulando e causando problemas ainda maiores.

Feitos normalmente de poliestireno e polipropileno, os canudos têm tempo estimado de mais de 100 anos para serem totalmente decompostos na natureza. Alguns outros plásticos podem precisar de mais de 500 anos para sumirem por completo. Isso ocorre porque os microorganismos não conseguem quebrar o plástico em partes menores, o que dificulta o processo. Neste meio tempo, o lixo acumulado acaba sendo levado às florestas e mares pela ação do homem ou pela chuva, afetando de forma direta o meio ambiente, plantas e animais. No caso dos oceanos, os canudos chegam a representar 4% de todo o lixo plástico, e por vezes acabam sendo ingeridos por animais marinhos.

Em 2017, os Escoteiros do Brasil lançaram a Insígnia Mares Limpos, além de participar na campanha de mesmo nome promovida pela ONU Meio Ambiente e pelo programa Menos1Lixo. A ideia era de conscientização para diminuir o consumo de lixo descartável, como canudos e copos plásticos, que têm uma vida útil extremamente curta na sociedade mas levam séculos para sair dela.

E no espírito de deixar o mundo ‘um pouco melhor do que encontrou’, palavras do próprio B-P, resolvemos aderir ao consumo consciente de canudinhos de plástico. Sempre que não forem necessários, pedimos #semcanudinhoporfavor. A natureza e nosso planeta agradecem!

Skip to content