Parcerias institucionais fortalecem os Escoteiros do Brasil no mês de agosto - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Parcerias institucionais fortalecem os Escoteiros do Brasil no mês de agosto

31 agosto 2022

O mês de agosto começou com a comemoração dos 115 anos do 1º acampamento escoteiro na Ilha de Brownsea, no Reino Unido. Mundialmente conhecido como o Dia do Lenço Escoteiro, o dia 1º de agosto foi uma oportunidade para que jovens e adultos pudessem demonstrar mundo afora seu orgulho em pertencer a este Movimento centenário! 

Mas não foi isso, em agosto também tivemos a terceira edição do Scout e-Sports League e o Dia Internacional da Juventude, em que convidamos todos os jovens escoteiros a desenvolverem atividades que promovessem o diálogo intergeracional e o debate em relação a participação e representação jovem em espaços de tomada de decisão. 

Neste mês, a Coluna do Crescimento traz à toda a instituição um giro de notícias sobre as atividades escoteiras Brasil afora, destacando as principais iniciativas de expansão e crescimento dos Escoteiros do Brasil, confira: 

Palestra informativa é utilizada como ferramenta de expansão 

Visando o crescimento e a expansão do Escotismo no Amazonas, no último dia 26, ocorreu a Palestra Informativa para abertura de nova Unidade Escoteira no Bairro Colônia Terra Nova, Zona Norte de Manaus/AM. A palestra foi realizada na Igreja do Ministério Pentecostal Missionário pelo Coordenador Nacional da Equipe Crescer e Coordenador Regional de Crescimento e Expansão da Região Escoteira – Amazonas, Paulo França, e contou com a participação de 20 adultos, além de representantes do Grupo Escoteiro Israel 40/AM.  

A Região Escoteira – Amazonas considera de extrema importância a abertura de novas unidades escoteiras e também na reativação de unidades que ainda não reabriram após a pandemia, devido a baixa significativa no número de associados. Isso é resultado de um esforço conjunto dos Escoteiros do Brasil – Região Amazonas e de outros parceiros e órgãos competentes que vêm usando as palestras informativas para incentivar os adultos e jovens a conhecerem e participarem do Movimento. 

Outros estados como Mato Grosso do Sul também têm concentrado esforços em palestras informativas e iniciativas de apadrinhamento para fortalecer o Movimento Escoteiro na região e incentivar a abertura de novas unidades escoteiras. Além disso, no Distrito Federal o destaque vai para as primeiras integrações de crianças e jovens nas novas unidades, como no Grupo Escoteiro Católico Sagrado Coração de Jesus 69/DF que realizou no último dia 21 as primeiras integrações de lobinhos e escoteiros. 

Região Escoteira – Maranhão firma parcerias institucionais 

No último dia 19, o Diretor Presidente dos Escoteiros do Brasil – Região Maranhão, Paulo Neto, e o Diretor Administrativo, Márcio Nava, participaram de uma reunião com a Coordenação das eleições de 2022 do Tribunal Regional Eleitoral – MA, para confirmar a parceria entre as duas instituições durante o pleito eleitoral. 

A ideia é que os jovens a partir de 16 anos atuem em uma atividade na véspera do 1º turno das eleições presidenciais para simular o cenário em que a urna digital precise ser substituída por cédulas de papel devido a problemas técnicos. No dia da eleição, o TRE/MA irá digitalizar as cédulas de papel utilizadas pelos jovens para que esses votos sejam computados junto aos demais. 

Também em agosto, a Diretoria Regional participou da cerimônia de assinatura de convênio com uma das potências maçônicas GLEMA. A parceria tem como objetivo incentivar o funcionamento de Grupos Escoteiros em lojas maçônicas através de apoio ou patrocínio.

Município no interior de Santa Catarina deve ganhar Grupo Escoteiro

Localizado no interior do estado de Santa Catarina, o município de Otacílio Costa deve ganhar um grupo escoteiro após iniciativa de um casal da cidade que tem um filho com idade para participar do Movimento. O grupo atualmente está em fase de fundação e a palestra informativa já foi realizada no início do mês de agosto numa escola da região. 

Prefeitura de Belo Horizonte abre inscrições para Projeto Escotismo A Prefeitura de Belo Horizonte está com inscrições abertas para o Projeto Escotismo, coordenado pela Guarda Municipal, que atende cerca de 400 crianças e adolescentes da capital. O projeto estava suspenso devido a pandemia da Covid-19 e as atividades estão sendo retomadas aos poucos.  Para participar, os interessados devem encaminhar os dados para o e-mail: [email protected], ou pessoalmente, na sede da Guarda, na avenida dos Andradas, 915, no Centro.

Skip to content