Encontros Nacionais Contribuem para o Avanço do Planejamento Estratégico dos Escoteiros do Brasil - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Encontros Nacionais Contribuem para o Avanço do Planejamento Estratégico dos Escoteiros do Brasil

6 novembro 2023

Na última semana de Outubro, os Escoteiros do Brasil foram beneficiados por três eventos cruciais que não apenas forneceram informações valiosas, mas também catalisaram discussões estratégicas fundamentais para o contínuo desenvolvimento do Movimento Escoteiro no Brasil.

O primeiro evento, o Encontro Nacional de Mobilização de Recursos, concentrou-se na cultura de doação no Brasil. Além de aprofundar o entendimento sobre os doadores, suas motivações e características predominantes, este encontro desafiou todos os participantes a considerar como organizar esses processos em seus próprios contextos. Também destacou o “Dia de Doar” como um ponto de partida para iniciar projetos e apresentar a instituição à sociedade. As discussões incluíram tópicos como planejamento, transparência e estratégias para apresentar a instituição, além de oferecer um kit de ação para apoiar campanhas. O evento contou com a participação de Marina Pechlivanis, responsável pela iniciativa “Educação para Gentileza e Generosidade”, e Fernando Nogueira, Diretor da Associação Brasileira de Captadores de Recursos.

O 1º Seminário Nacional de Diversidade, Inclusão e Acessibilidade, teve como objetivo principal conscientizar sobre a importância de criar ambientes seguros, inclusivos e equitativos em vários contextos da Instituição e em toda a sociedade. Seus principais objetivos incluíram oferecer um espaço para discussão e aprendizado sobre a importância da diversidade, inclusão e acessibilidade no escotismo e no cotidiano. Além disso, visou identificar e abordar as necessidades de uma sociedade diversa cultural e territorialmente, fortalecer a implementação de boas práticas institucionais relacionadas à diversidade e alinhar os objetivos com o Planejamento Estratégico 2022-2025 para capacitar as Regiões Escoteiras na promoção da diversidade, inclusão e acessibilidade. O encontro gerou um Documento de Recomendações que pode ser acessado no link.

O seminário contou com diversos convidados e parceiros durante seus dois dias de realização, destacando a Política Mundial, Interamericana e Nacional de Diversidade e Inclusão; Diversidade Cultural; Diversidade Religiosa; Inclusão da Pessoa com Deficiência; Inclusão Socioeconômica; Diálogo Intergeracional; Equidade Gênero; Identidade e diversidade de gênero; Sexualidade; Questões étnico-raciais  e Direitos Humanos. Oportunidade para os participantes e toda a comunidade dos Escoteiros do Brasil de cada vez mais aproximarem-se do objetivo estratégico que convida a refletir a sociedade e trabalhar ativamente para acolher todos os indivíduos, sem qualquer tipo de distinção.  

Destaca-se também a presença da empresa Supereficiente no evento, que propõe-se a reduzir as desigualdade para pessoas com deficiência por meio de atividades lúdicas com os mais diversos jogos em libras e Braille colaborativos, inclusivos e sustentáveis, conheça mais sobre o trabalho por eles desenvolvido em [www.supereficiente.com.br]. 

Durante o fim de semana, também aconteceu o Encontro Nacional de Relações Institucionais reuniu uma ampla variedade de parceiros, incluindo a Fundação Mundial do Movimento Escoteiro, UNFPA, WWF, universidades, parlamentares, Votorantim, GM, empresas de consultoria, representantes de conselhos gestores, Fundação Abrinq, Umbigo do Mundo e CIEDS. Este evento permitiu que escoteiros de todo o país se envolvessem em discussões sobre relacionamentos com diferentes setores, desafios das organizações para continuar gerando impacto e colaborando com a comunidade. Além disso, foi discutida a recém-lançada Política Nacional de Relações Institucionais e Governamentais.

O momento propôs por meio de 5 painéis temáticos – Relações com o Poder Público, Setor Privado, Incidência em políticas públicas e participação em conselhos, Sociedade civil e  Parcerias estratégicas, que propuseram por meio de rodas de discussão com convidados, o debate de temas alinhados  com as estratégias de relacionamento e incidência política que queremos para os Escoteiros do Brasil para os próximos anos.

Esses três encontros nacionais desempenharam um papel fundamental no aprimoramento do planejamento estratégico dos Escoteiros do Brasil, promovendo o compromisso com a diversidade, a inclusão, a captação de recursos e o fortalecimento das relações institucionais, tudo em prol de um escotismo cada vez mais relevante e impactante em todo o país.

Skip to content