Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens

Tema anual 2015


12/11/2014 12:44:46


Imagina o impacto que 40 milhões de corações apaixonados por um mesmo ideal e espalhados em 216 países pode fazer pelo nosso planeta? Pessoas de ambos os gêneros, de diversas etnias, classes sociais, ideologias e religiões se dedicando juntas e diariamente a um único desejo: deixar o mundo melhor para todos! Essa é a realidade do Movimento Escoteiro, uma das organizações mais importantes do mundo, que há 107 anos se destaca pelas incontáveis boas ações promovidas através da ideia de inspirar e orientar crianças e adolescentes a estarem sempre alertas para ajudar o próximo.

Por meio de uma metodologia atual, prática, inclusiva e promotora da paz, o Escotismo cresce cumprindo o seu propósito mesmo num mundo de intensas transformações culturais, revoluções políticas, guerras e crises econômicas. E é justamente por conta dessas e outras questões que a existência deste movimento se justifica: ao tornar acessível um programa com atividades educativas, divertidas e atraentes voltadas para as necessidades da juventude contemporânea, ajudamos a construir a cada dia uma sociedade mais justa e solidária, que motiva seus membros a celebrarem a alegria de fazer parte da Grande Fraternidade Mundial dos Escoteiros.

A razão para que crianças, adolescentes e jovens sejam cada vez mais atraídos pelo estilo de vida oferecido pelo Escotismo - que os aproxima da natureza e das atividades ao ar livre - mesmo em uma sociedade cercada pela tecnologia, e apesar da superproteção das cidades, só pode ser uma: a paixão! Os escoteiros movem-se pelo desejo de aventura e o ideal de fazer o bem, mas se fortalecem pelo vínculo afetivo que une todos em um Movimento!

Para os adultos, a dedicação ao Escotismo vai além de ser voluntário. Quando alguém mergulha no interior do Movimento, se encontra com o prazer de fazer o bem e de contribuir no desenvolvimento de outras pessoas. O fundador do Escotismo, Baden-Powell, já havia identificado aquilo que os cientistas do nosso tempo comprovaram: fazer o bem a outras pessoas nos enche de alegria e satisfação, no sentido psicológico, provocando reações bioquímicas positivas.

Nosso fundador afirmava que "não há educação que se compare ao exemplo". Então, cabe a nós mostrarmos ao mundo o que o Escotismo tem a oferecer, a razão por termos tanto orgulho em fazer parte desta fraternidade, e o porquê da paixão que carregamos no peito e que nos faz afirmar: "Sou apaixonado pelo Movimento Escoteiro! Sou movido pelo Escotismo!".

Diretoria Executiva Nacional

Arquivos Relacionados

Clique em sua capa favorita para o Facebook e seja #movidopeloescotismo

Fale

Conosco

Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens