Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens

Escoteiros salvam idoso perdido na Voçoroca


04/03/2013 10:32:53


Os escoteiros do Grupo Escoteiro Encanto das Matas, de Mogi Mirim, resgataram Akio Maeda, de 67 anos, que estava desaparecido desde a manhã de sexta-feira, quando caiu de uma ribanceira de cerca de 15 metros de altura no local conhecido como Voçoroca.


De acordo com o chefe dos escoteiros, Alexandre Salzani, que também é coordenador operacional da Brigada de Incêndio de Mogi Mirim,  na manhã de sábado os brigadistas foram ao local para procurar o idoso, mas por falta de mais dados sobre o caso e outras ocorrências a serem atendidas, foram embora. Os escoteiros permaneceram no local procurando pelo homem e o encontraram na base de um barranco. Com a queda, Maeda acabou fraturando dois dedos da mão, estava com hipotermia e desidratado.

Os escoteiros atenderam à vítima, construíram uma maca improvisada e com cordas conseguiram içar o homem para a parte mais alta da Voçoroca. Os bombeiros foram acionados e compareceram ao local com ambulância para levar Maeda até a Santa Casa de Misericórdia, onde ele passou por exames e foi medicado. Desde o momento em que os escoteiros encontraram Maeda, por volta de 15h, o socorro levou cerca de 30 minutos.

Os jovens que participaram do resgate já tinham treinamento de primeiros socorros, mas nunca haviam salvado alguém perdido na mata. “Se esse homem passasse mais uma noite na Voçoroca, não sei se ele resistiria devido ao frio e a desidratação”, afirma Salzani.

http://www.opopularmm.com.br/escoteiros-salvam-idoso-perdido-na-vocoroca/

Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens