Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens

Limpeza de trilha e missa com Dom Orani prepara os escoteiros para a JMJ


04/03/2013 08:50:07


Escoteiros do Rio irão guiar os peregrinos por famosas trilhas durante a Jornada Mundial da Juventude. Além de contemplarem as belas paisagens, os grupos terão momentos de oração e visitas a capelas e igrejas ao longo dos trajetos. Para isso, neste último sábado os escoteiros se dividiram na tarefa de limpeza de nove trilhas.

Para fechar com chave de ouro o dia de trabalho voluntário que os escoteiros do Rio de Janeiro dedicaram à JMJ Rio2013, foi celebrada uma missa, no final da tarde do dia 2, na Igreja da Candelária, no Centro da cidade. A cerimônia foi presidida por Dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro e presidente do Comitê Organizador Local (COL) da Jornada Mundial da Juventude. Ele agradeceu a todos os lobinhos e escoteiros que, durante toda a manhã desse mesmo dia, estiveram ocupados limpando trilhas para caminhadas ecológicas que os peregrinos poderão fazer durante a JMJ.

No próximo dia 17, membros do COL vão realizar uma espécie de prévia dessa atividade ao ar livre, e conferir o resultado dos esforços do escotismo. Ao todo, nove rotas estarão disponíveis aos peregrinos em julho. Luciano Gabrielli, chefe do grupo que trabalhou na trilha da ilha de Boa Viagem relatou que foram retirados 40 sacos de 60 litros de lixo. Thiago de Moraes, assessor religioso dos escoteiros ponderou que novas limpezas precisarão ser feitas. “O trabalho desta manhã foi um gesto simbólico do trabalho conscientizador que fazemos com os jovens, de educação ambiental. A missa das 17h marca o encerramento da atividade de hoje”, explicou.

Durante a missa, o arcebispo falou de sua alegria em contar com o apoio dos Escoteiros do Brasil. “Estamos muito felizes com essa preparação. Nós temos vários treinamentos que temos feito em preparação para a Jornada Mundial da Juventude, e o dia de hoje é mais um que colocamos nas mãos de Deus”, disse.

Dom Orani também aproveitou as reflexões do tempo quaresmal para se dirigir aos escoteiros. “A liturgia nos convida a ver todos os sinais no mundo e a viver uma vida de conversão. Estamos aproveitando o tempo para mudar de vida. O escotismo já leva a isso; leva as pessoas a terem valores humanos. E quando eles são iluminados pela Palavra de Deus, é ainda melhor, eles se completam”, refletiu.

Ao final da celebração, o coordenador nacional dos escoteiros para a Jornada, André Torriceli, lembrou a frequente participação dos escoteiros de todo o mundo como voluntários em outras Jornadas Mundiais da Juventude. E completou que os grupos do Brasil já estão se preparando para acolher jovens brasileiros e estrangeiros que vierem para o Rio2013. “Fazendo a nossa missão, com responsabilidade, temos certeza de que vamos fazer um grande serviço para a juventude do Brasil e do mundo”, finalizou.

Confira mais fotos no link: http://www.facebook.com/media/set/?set=a.147029532132485.1073741828.112574712244634&type=1

Mais detalhes nos links:
http://www.rio2013.com/pt/noticias/detalhes/1340/missa-com-dom-orani-prepara-o-coracao-dos-escoteiros-para-a-jornada
http://www.rio2013.com/pt/noticias/detalhes/1339/trilhas-ecologicas-sao-opcao-na-jmj-rio2013
http://www.jcom.com.br/colunas/144094/Rock_das_florestas__-_Coluna_Marcia_Peltier Pedra Bonita: visão privilegiada da Cidade Maravilhosa Escoteiros servirão de guias para católicos na Jornada Mundial da Juventude

Fale

Conosco

Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens