Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens

23 de Abril - Dia do Escoteiro


20/04/2012 18:35:03


Dia 23 de abril é o dia de São Jorge, patrono dos escoteiros por escolha do próprio Fundador do Movimento, Robert Baden-Powell. Esta data passou a ser reconhecida, em todo o mundo, como o Dia do Escoteiro.

Jorge foi um capitão romano, que gozava de grande prestígio junto ao Imperador Diocleciano, mas que em um momento de sua vida distribuiu sua riqueza aos pobres e, logo depois, se manifestou contra os planos de Diocleciano de matar os cristãos, e por isso foi torturado e morto. Formou-se uma lenda em torno de São Jorge, em que, geralmente ele é apresentado como um cavaleiro, montado e de armadura, atacando com uma lança um dragão que queria devorar uma donzela. É apenas uma imagem simbólica, em que o dragão representa o mal e os erros, e a donzela é o pensamento puro que deve ser defendido.

O Fundador Baden-Powell convidou os escoteiros a seguir o exemplo de são Jorge, fazendo parte de uma juventude forte, valente e leal, pronta a assumir seu ideal, lutando contra o que está errado e contribuindo para construir um mundo melhor.


Como comemorar?

Existem muitas formas diferentes de comemorar a passagem do Dia do Escoteiro. Em seguida apresentamos algumas idéias.

1. Ajudando a comunidade com serviços a instituições ou populações carentes, limpeza de áreas degradadas, promovendo recreação para crianças e jovens, entre outras.

2. Divulgando o Movimento Escoteiro através de palestras, montagem de vitrines, acampamentos modelo em shoppings ou escolas, enviando notas e concedendo entrevistas à imprensa.

3. Realizando atividades escoteiras na cidade, envolvendo a comunidade, como gincanas e grandes jogos.

4. Promovendo festividades no âmbito da família escoteira, como churrascadas, feijoadas ou coisas deste gênero.

5. Realizando atividades tipicamente escoteiras, como acampamentos e Fogos de Conselhos.

Fale

Conosco

Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens