Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens

Nota de pesar pelo falecimento do ex-presidente ITAMAR FRANCO


02/07/2011 15:53:16


Os Escoteiros do Brasil registram o profundo pesar pelo falecimento do escoteiro e ex-presidente da República, Itamar Franco, ocorrida no dia 2 de julho de 2011, aos 81 anos de idade.

Itamar Augusto Cautiero Franco nasceu a bordo de um navio que fazia a rota Salvador-Rio de Janeiro, em 28 de junho de 1930, e viveu uma infância pobre em Juiz de Fora, ajudando a mãe a entregar marmitas.

Quando jovem participou do Movimento Escoteiro, no Grupo Escoteiro Caiuás, em Minas Gerais, e sempre recordou com muito carinho deste período de sua vida. Por suas contribuições ao Escotismo foi condecorado pela União dos Escoteiros do Brasil com a Medalha de Gratidão no grau Ouro.


Em 2002, quando visitou o Escritório Nacional da UEB, deixando suas mãos impressas em um bloco de concreto, também deixou registrado um depoimento no qual afirmou: "Recordo de muitos fatos da minha vida escoteira, e reconheço a influência do Escotismo em minha vida. O Movimento Escoteiro é uma fonte de onde emana uma preciosa escala de valores. Espero que todos os jovens e adultos, unidos sob a bandeira da União dos Escoteiros do Brasil, não meçam esforços na luta para dotar o Brasil de uma sociedade sempre mais humana, cada dia mais preparada para enfrentar os desafios da justiça e da paz entre as Nações."

Graduou-se em engenharia civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora, começando logo depois uma vida política em que se destacam o exercício das funções de Senador, Governador de Minas Gerais e Presidente do Brasil, de 1992 a 1994, em cujo mandato foi implantado o Plano Real, com reflexos positivos no desenvolvimento do país.

A UEB junta-se a todos que lamentam a perda do ex-presidente Itamar Franco, exemplo de coerência e retidão de caráter, e que em sua atividade política contribuiu decisivamente para o bem estar do povo brasileiro, com a certeza de que ele já está no Grande Acampamento, junto a Deus, recompensado por sua vida dedicada ao serviço ao próximo e amor à Pátria.

Lembramos a todos os Grupos Escoteiros que foi determinado pela Presidente da República período de Luto Oficial em todo o país, por sete dias, razão pela qual a Bandeira Nacional deverá ficar a meio-mastro ou meia-adriça. Neste caso, no hasteamento deve ser levada inicialmente até o tope e após descer para a posição de meio-mastro, no que será acompanhada de todas as demais bandeiras, No arriamento a Bandeira Nacional, seguida pelas demais bandeiras, será levada até o topo e depois completamente arriada.

Fale

Conosco

Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens