Nota de esclarecimento sobre o 20º JOTI - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Nota de esclarecimento sobre o 20º JOTI

20 outubro 2016

Se for pra sonhar, que seja alto, mesmo que a possibilidade do tombo ser maior, vai ser o tipo de machucado que terá orgulho de mostrar
Eberton Siqueira

Durante o 20º JOTI nosso sistema caiu, com as tarefas e os cadastros, bem como toda a equipe de mais de 150 voluntários de diversas Regiões do Brasil que trabalhavam com a coordenação. Nesse momento gostaríamos de compartilhar com todos os motivos dessa queda.

É importante ressaltar que o sistema anterior do Scout Joti Challenge foi construído por muitas mãos. Apesar de ser funcional, contávamos sempre com a sorte de possuirmos programadores hábeis que conseguiam trabalhar com um sistema que não possuía uma linguagem organizada, mas isso implicava em que todos os anos necessitávamos entender e descobrir partes do sistema durante o seu uso.

Diante da necessidade de criar um novo sistema a equipe decidiu atender a um antigo e recorrente pedido: retirar a atividade das redes sociais, onde menores de 13 anos não podiam interagir com outros associados. Esse foi o gatilho para a sucessão de problemas. O fluxo de informações comportadas por uma rede social é muito maior do que um site onde postávamos apenas links. Mesmo sabendo a quantidade imensa de dados, não conseguimos mensurar adequadamente o espaço em nossos bancos de dados e nossa programação falhou. Com isso, às 16 horas (horário de Brasília) do dia 15 de outubro decidimos suspender o uso do SCREP e acionamos o nosso plano de contingência: utilizar as plataformas do Google e do Facebook.

Recebemos com humildade e respeito todas as críticas e sugestões postadas nas redes sociais e enviadas por e-mail. Ficou evidente que temos necessidade de contratar uma empresa especializada na criação de sistema profissional, pois as nossas asas voluntárias não conseguem sustentar nosso sonho tão longe e nem por muito tempo.

Todos que trabalham na organização do JOTI são apaixonados por essa atividade tanto quanto os participantes, e também ficaram abalados e tristes com os acontecimentos do último final de semana. Mas também estão motivados para avaliar todas as falhas e acertos, contribuindo para que, já no próximo ano, esta atividade escoteira conquiste mais pessoas ainda.

Apesar dos problemas, ficamos com a alegria pela receptividade das tarefas, pelas demonstrações de disponibilidade de muita gente que se ofereceu para trabalhar, e por termos conseguido atingir mais de 23 mil pessoas, incluindo o JOTI na lista dos maiores eventos dos Escoteiros do Brasil.

Para nossa equipe, mostra que nossas dificuldades podem trazer mais talentos para a Equipe Nacional, que nossa reflexão pode resultar em melhorias para o evento, e com ajuda de todos poderemos sonhar mais alto e não cair em pleno voo.

Roberto Basso
Douglas Ferreira
Antônio Cosso
Egon Kozyreff
Isabelly Castro
Leonardo Vilar
Luis Gustavo
Rafael Froes
Rodrigo Moreira
Tassiany Bressan
Rafael de Freitas

Coordenadores Nacionais do Scout Joti Challenge

Skip to content