Escoteiros criam barco com garrafas pet e participam de aventura em rio - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Escoteiros criam barco com garrafas pet e participam de aventura em rio

22 agosto 2016

Jovens escoteiros entre 15 e 17 anos participam de uma aventura no Rio Paraíba do Sul. O objetivo desta missão é navegar no rio de maneira sustentável – com barcos feitos de garrafas pet e bambu – e, durante o trajeto, coletar amostras da água do manancial para serem levadas para análise.

A rmissão dos escoteiros começou na última sexta-feira (19) quando os jovens acamparam no Pico do Itapeva, em Campos do Jordão. No sábado (20) eles desceram a serra e entraram no rio com as embarcações em direção a Aparecida, onde passaram a segunda noite. Neste domingo (21) eles chegam à Guaratinguetá por volta das 13h para encerrar o percurso.

Ao todo são 18 embarcações com seis integrantes por barco, o que corresponde a quase 200 participantes que vieram das cidades do Vale do Paraíba, Litoral Norte e também da capital.

Cada tripulante tem uma responsabilidade no trajeto como observar a vegetação às margens do rio; fazer a manutenção do barco; promover a comunicação por rádio com as demais embarcações e coletar análises da água.

Meio Ambiente
Como o meio ambiente é o foco da missão, cada embarcação carrega um kit para recolher amostras do rio que depois serão analisados por uma bióloga.

‘Eles vão ter que levantar o que viram de errado no rio, todos carregam um kit de avaliação para medir o pH (percentual hidrogeniônico), amônia e oxigênio da água’. explicou a bióloga Paula Rosa do Prado. A ação faz parte de um trabalho de conscientização ambiental.

Segurança
A Defesa Civil de Guarulhos e os escoteiros mais experientes cuidam da segurança das embarcações. São três barcos de resgate acompanhando os adolescentes para evitar incidentes no rio.

* Colaborou Gustavo Vieira
Fonte: g1.globo.com

Skip to content