Cerca de 200 escoteiros participam de mutirão em Votorantim - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Cerca de 200 escoteiros participam de mutirão em Votorantim

20 setembro 2016

Cerca de 200 jovens escoteiros de sete estados do Brasil participaram neste final de semana do Mutirão Regional Pioneiro de São Paulo, no Jardim Novo Mundo, em Votorantim. O evento, organizado pelo movimento escoteiro, visa propiciar a prática do “servir”, lema dos pioneiros, como são chamados os escoteiros com idade entre 18 e 21 anos.

Desde a manhã de sábado (17) até ontem à tarde, os jovens participaram — e ministraram — oficinas de qualificação profissional junto à comunidade. As oficinas oferecidas aos moradores do bairro foram em áreas como horta vertical, aproveitamento de alimentos, pintura, artesanato, criação de currículos, pizzaiolo e assentamento de bloco cerâmico. De acordo com Fábio Sola Aro, integrante do 20º Distrito Escoteiro de Sorocaba, a ideia de qualificar as famílias interessadas partiu dos próprios jovens. “Em vez de fazer uma ação e ir embora, como reformar uma escola, eles resolveram deixar um legado para a comunidade, qualificando e ampliando as possibilidades de trabalho e aumento da renda”, destaca.

Além de pioneiros de São Paulo, o encontro reuniu jovens de Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Espírito Santo e Rio Grande do Sul. Os escoteiros ficaram acampados no Lar e Escola Monteiro Lobato e as oficinas foram ministradas no Centro Comunitário Padre Luiz Scrosoppi. “O que me trouxe aqui foi a vontade de ajudar o próximo”, comentou Fabrício de Toledo Marcondes, morador de Caçapava. José Jorge Cavalcante Lopes, de 20 anos, saiu de Porto Alegre (RS) na quarta-feira e viajou mais de mil quilômetros para exercer a solidariedade e, ao mesmo tempo, rever amigos do movimento escoteiro. “A troca de experiências de vida com outras realidades é uma coisa muito boa e enriquecedera”, destacou.

Fonte: Notícias Votorantim

Skip to content