Projeto ‘Escotismo Amazônico’ leva realidade da Amazônia para comunidade escoteira internacional - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Projeto ‘Escotismo Amazônico’ leva realidade da Amazônia para comunidade escoteira internacional

11 abril 2018

No dia 23 de março deste ano, os Escoteiros do Brasil tiveram a oportunidade de apresentar para diversos investidores um dos principais projetos socio-educativos recentes da instituição. Durante a World Scout Foundation Investor Conference + 71° Baden-Powell Fellowship Event, Kevin Ken Oyama, representante dos Escoteiros do Brasil e colaborador do Escritório Nacional, expôs a iniciativa, que leva o Método Escoteiro e o Programa Educativo às crianças, jovens e adolescentes a uma das regiões mais isoladas do país.

O projeto ‘Escotismo Amazônico’ foi criado em 2013 com o objetivo de transformar a realidade social infanto-juvenil da região de tríplice fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru – conhecida como Alto Solimões, uma região marcada pela desigualdade e problemas sociais como álcool, prostituição, drogas e trabalho infantil. Como resultado, as ações alcançaram números como 12 novas Unidades Escoteiras Locais (sendo duas formadas por indígenas), e mais de 1.000 novos associados impactados.

Por meio das atividades educacionais propostas pelos Escoteiros, interessados da área puderam participar do programa, estabelecendo um marco que oportunizou um futuro mais igualitário e respeitoso. “Nossa proposta oportuniza um mundo melhor para as minorias localizadas nos nossos mais afastados rincões, e contribui para um futuro melhor no olhar, nos cuidados e no trato de todos os cidadãos do nosso Brasil, oferecendo à todos o mesmo espaço e atenção”, de acordo com Antonio Livio Abraços Jorge, Diretor de Relações Institucionais dos Escoteiros do Brasil.

Os resultados positivos e surpreendentes trouxeram para os Escoteiros do Brasil o reconhecimento no 11° Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável. A premiação ocorreu no dia 07 de fevereiro, após o ‘Escotismo Amazônico’ concorrer com outros 24 projetos de todo o país em um concurso organizado pelo ISAE (Instituto Superior de Administração e Economia).

Outro ponto alcançado pelo projeto foi abrir as portas para que a comunidade escoteira internacional conhecesse o projeto. Além da apresentação na Fundação Escoteira Mundial, – presidida pelo Rei da Suécia, Carlos XVI Gustavo da Suécia -, foi lançado uma campanha de financiamento coletivo pela plataforma da Organização Mundial do Movimento Escoteiro. Desde o início de abril, a ação visa arredar a quantia de $5.000 dólares (aproximadamente R$17 mil), para financiar mais uma etapa do projeto na região amazônica.

O crowdfunding é público, e está aberto até o dia 16 de maio. Para conferir, acesse o site https://goo.gl/3BgBeZ. Colabore e compartilhe para contribuir com o projeto!

Confira o vídeo no link:
https://goo.gl/747yPe

Skip to content