Processo Seletivo para o Fórum Mundial de Jovens - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Processo Seletivo para o Fórum Mundial de Jovens

12 maio 2017

O Fórum Mundial de Jovens é um importante evento de deliberação que oferece aos seus participantes a oportunidade de discutir e expressar suas visões sobre os temas que os afetam. A participação ativa dos jovens brasileiros no Fórum garante a representação dos Escoteiros do Brasil a nível mundial e proporciona aos participantes momentos ímpares de interação, fraternidade, aprendizado e debate. É, portanto, de importância fundamental.

O Plano Estratégico 2016-2021, no item 4.7.3 que versa sobre Desenvolvimento Institucional, trata sobre a ampliação da participação de jovens em eventos do escoteiros de organizações vinculadas à Organização Mundial do Movimento Escoteiro e também sobre a Política Escoteira Mundial de Envolvimento Juvenil.

Sendo assim, sobretudo atendendo às demandas advindas do Núcleo Nacional de Jovens Líderes sobre este tema, os Escoteiros do Brasil, em caráter inédito, apoiarão financeiramente a participação de um(a) jovem para o Fórum e Conferencia Mundial.

Tal apoio observará aos seguintes critérios:

· Subsídio: o valor do subsídio será de R$ 5 mil. Este valor financiará integralmente a taxa de inscrição no Fórum Mundial e Jovens e na Conferência Mundial Escoteira (é obrigatória a participação em ambos eventos). O restante do valor poderá ser utilizado para subsidiar outras despesas, tais como passagem, hospedagem e alimentação.

· Elegibilidade: Para além dos critérios já apresentados no Boletim N.1, os(as) interessados(a) não podem apresentar histórico de participação em Fórum ou Conferência Mundial, ou seja, o subsídio será concedido à aquele(a) jovem que nunca participou de tais eventos. Uma carta de recomendação de apoio à candidatura e o pleito ao subsidio deverá também ser anexada aos documentos anteriormente solicitados; tal carta pode ser de qualquer nível institucional, quer seja: Local, Regional ou Nacional.

· Critério de desempate: Em caso de empate no processo da escolha do (a) beneficiário(a) do subsídio, fica determinado que o (a) mais jovem(a) receberá o benefício.

· Prazo de inscrição: O prazo de inscrição para envio da candidatura será dia 17 de maio (este prazo foi estendido em razão da presente oferta de subsídio) . Deverão ser utilizadas a ficha de candidatura e termo de compromisso divulgados no Boletim N.1.

· composição da delegação: O(A) beneficiário(a) do subsídio poderá exercer a posição de delegado ou observador mediante aprovação e análise do comitê de seleção.

O 13˚ Fórum Mundial de Jovens será realizado entre os dias 7 e 10 de agosto de 2017 na cidade de Gabala, situada a 220 Km de Baku, capital do Azerbaijão.

A 41ª Conferência Escoteira Mundial acontecerá durante os dias 14 e 18 de agosto de 2017 no Heydar Aliyev Center, em Baku, Azerbaijão.

Boletim 01

Ficha candidatura

Termo de compromisso

Skip to content