Mensagem de fim de ano da Diretoria Executiva Nacional - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Mensagem de fim de ano da Diretoria Executiva Nacional

22 dezembro 2017

Todo final de ano nos apresenta uma nova oportunidade de reflexão, de olhar para o caminho já trilhado e de traçar o azimute para os próximos passos da jornada da vida.

É tempo de adormecer algumas lembranças, de virar páginas, de organizar papéis e de nos livrarmos de quinquilharias – materiais e imateriais – acumuladas ao longo dos últimos doze meses.

É tempo de despertar novos projetos, de repensar velhos hábitos, de avaliar os erros e acertos, de estabelecer novos desafios e redesenhar o futuro – é tempo de crescer!

E crescemos quando nos tornamos pessoas melhores a cada ano, quando mantemos a capacidade de aprender sempre e de nos reinventarmos a cada dia.

Crescemos quando compartilhamos a caminhada, quando sentimos a força da família e dos amigos leais, quando vivemos com o outro e para o outro, cultivando o respeito e o amor ao próximo.

Crescemos quando ampliamos a nossa experiência com Deus – não importa como você o denomine – e adquirimos maior consciência das coisas que transcendem a matéria e dão sentido à vida.

E nós, escoteiros, desfrutamos deste incrível movimento que tanto contribui para o nosso crescimento pessoal, impactando positivamente as nossas vidas e também a comunidade ao derredor, construindo assim, a cada atividade, a cada experiência vivenciada, o mundo melhor que tanto almejamos e que era preconizado pelo nosso fundador Baden-Powell.

Há muito a celebrar neste final de ano! Para além do nosso crescimento pessoal, o Escotismo Brasileiro também cresceu enquanto organização e ultrapassou a marca histórica de 100 mil associados! E crescemos em percentual ainda superior ao do ano passado, alcançando o maior índice registrado nos últimos 26 anos de nossa história!

E o crescimento é apenas um indicador de desenvolvimento, é o resultado palpável que retrata as muitas ações positivas realizadas em todo o país, envolvendo milhares de voluntários que doaram seu tempo e esforço em favor do escotismo. Os nossos números são fruto de trabalho coletivo, abnegado, que envolve escotistas, dirigentes locais, regionais e nacionais, cada um em seu âmbito de atuação, agindo como protagonistas da construção de um mundo melhor.
Portanto, a cada partícipe da jornada escoteira de 2017, que ora se encerra, transmito, em nome da Diretoria Executiva Nacional, o nosso “GRATO, GRATÍSSIMO!”. Obrigado também aos profissionais escoteiros, cuja dedicação e competência são indispensáveis aos grandes objetivos do escotismo brasileiro.

Finalmente, envio um especial e fraterno abraço a cada lobinho e lobinha, a cada escoteiro e escoteira, aos seniores e guias, pioneiros e pioneiras – razão de ser dos Escoteiros do Brasil.

Desejo que as festas de final de ano sejam momentos abençoados de convivência familiar e fraterna, e que em 2018 a caminhada seja ainda mais próspera!

Alessandro Garcia Vieira
Diretor Presidente – Escoteiros do Brasil

Skip to content