Manaus vira capital do escotismo nacional ao sediar encontro de jovens líderes - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Manaus vira capital do escotismo nacional ao sediar encontro de jovens líderes

16 novembro 2016

Manaus se transformou na capital do escotismo brasileiro, do último sábado até hoje, com a realização do Encontro Nacional de Jovens Líderes, encontro que reúne dezenas de membros com idade de 18 a 26 anos, de vários Estados do Brasil. A finalidade é discutir o futuro do movimento escoteiro no País.

O encontro, inédito na capital amazonense, está sendo organizado no Colégio La Salle, no Dom Pedro, Zona Centro-Oeste da cidade, sob a coordenação da União dos Escoteiros do Brasil – Região Amazonas. Ao todo, o evento reúne em torno de 35 participantes em várias atividades ligadas ao movimento criado por Robert Stephenson Smyth Baden-Powell em 1907.

Desafios do escotismo

André Luiz Ferreira da Silva, diretor-presidente da União dos Escoteiros do Brasil – Região Amazonas, reforça que o evento congrega jovens de todo o Brasil para compartilhar experiências e discutir o futuro do escotismo. Ele frisa que o encontro inédito é ímpar, até mesmo pela dificuldade de localização da região amazônica em relação a outros centros do País.

Inclusive, cita ele, um dos maiores desafios do escotismo regional está na dificuldade de traslado e acessibilidade no tocante à distância e a imensidão da floresta e dos rios, que aumentam os custos para quem quer vir ao Amazonas.

“O movimento hoje está se renovando e ganhando nova força no Brasil pela realidade dos nosso jovens que estão buscando uma vida mais sadia, e que não estão se entregando ao vício, e sim buscando ao movimento escoteiro para viver a juventude deles, graças a Deus”, conta André Ferreira.

content_escotismo4

Para a escoteira paulista Mariana de Marchi, coordenadora do Núcleo Nacional de Jovens Líderes, o objetivo do encontro é capacitar lideranças de todos os Estados para exercerem dentro de seus grupos a liderança e o protagonismo juvenil. “Com esse evento aqui em Manaus, a ideia é que o encontro seja itinerante. Ano que vem será em Porto Alegre”, conclui a jovem.

Maior ONG

O movimento escoteiro é a maior ONG do planeta, presente em mais de 216 países. No Estado, segundo dados repassados pela União dos Escoteiros do Brasil – Região Amazonas, existem cerca de 1.200 praticantes do escotismo. Há 80 mil participantes em todo o País e cerca de 40 milhões pelo Planeta.

Boxe: Do Sul ao Norte pela primeira vez

Participantes como a paranaense Maria Luiza Konrad Bettoni, de 20 anos de idade e 11 de escotismo, é do clã Pioneiro, destinado aos jovens de 18 a 21 anos incompletos, de ambos os sexos. A representante do Sul do País ressaltou a importância do evento de escotismo em na capital amazonense.

content_escotismo2

“Acho que o ‘encontrão’ da rede é um espaço de formação e de troca de informações entre o Brasil inteiro, porque que está aqui são jovens de 18 a 26 anos e que estão discutindo o programa educativo da instituição. É uma maneira do jovem estar se emponderando e a tomar espaço nas decisões da instituição”, declara ela.

A jovem, que conta estar pela primeira vez em um Estado do Norte do País, frisa que o principal desafio do escotismo no Paraná é “emponderar o jovem, dando para ele poder de decisão para ele traçar a própria vida dele e auxiliar nas decisões do escotismo”.

Blog – Jonathan da Silva Lopes, escoteiro Pioneiro do Mato Grosso do Sul

“Essa minha participação no encontro de jovens líderes dos escoteiros marca a minha primeira vez em várias coisas. Foi minha primeira viagem de avião e de deslocamento para fora do Mato Grosso do Sul. Quando entrei me perguntei o que ia acontecer dentro da aeronave. Mas na hora que ele decolou eu disse: ‘Me leva, Deus, porque agora é a hora de eu ir para a Glória’. Mas foi tudo legal. Vim ao Amazonas pela primeira vez. Aqui no Estado de vocês é muito quente, mas Manaus é uma cidade muito acolhedora e estou gostando muito de tudo. O pessoal daqui é muito legal. Para mim, é muito importante estar aqui no Amazonas porque cada evento que você participa dentro do movimento escoteiro é uma bagagem que você tem. Eu vim no intuito de aprender mais sobre a rede e ter uma bagagem melhor sobre o escotismo e dividir experiências com outras pessoas. Isso é bem legal”.

content_escotismo3

Fonte: http://www.acritica.com/

Skip to content