Jovens ucranianas visitam o Brasil por meio do projeto Escoteiros pela Ucrânia - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Jovens ucranianas visitam o Brasil por meio do projeto Escoteiros pela Ucrânia

25 julho 2016

Desde 2014, o leste ucraniano sofre com um grande conflito que envolvendo milhares de pessoas de diversas cidades. A gravidade da situação tirou diversas famílias de suas casas, que tiveram que se refugiar em outras cidades da Ucrânia. Por isso, muitas crianças pararam de ir à escola e outras tantas foram afastadas de suas famílias.

Para que esses jovens e crianças pudessem voltar a estudar, envolvendo-se com suas novas comunidades, os Escoteiros do Brasil promoveram a campanha Escoteiros pela Ucrânia, que entregou material escolar para mais de 850 crianças, para que assim elas pudessem frequentar o ano letivo em 2015/16, tentando recomeçar suas vidas.

A segunda parte da campanha contou com a realização de celebrações do Natal e Ano Novo para as famílias refugiadas e a terceira possibilitou atividades escoteiras aos jovens no período de férias escolares. Agora, na conclusão da quarta e última etapa, duas jovens foram premiadas com uma viagem ao Brasil, como recompensa por sua dedicação escolar e desempenho alcançado.

Durante os pouco mais de 20 dias em que permaneceram no Brasil, as jovens Valeriia Havrylenko e Mariia Chestyna puderam conhecer Curitiba, Foz do Iguaçu, Rio de Janeiro e Espírito Santo, aproveitando passeios, jantares e eventos oferecidos pelos parceiros apoiadores do projeto.

Em Curitiba, as jovens tiveram a oportunidade de conversar com o prefeito da cidade, Gustavo Fruet, e participar de uma sessão especial na Assembleia Legislativa de Curitiba. Já no Espírito Santo, Valeriia e Mariia tiveram a oportunidade de participar da 14ª Aventura Nacional Sênior, compartilhando com nossos jovens momentos únicos.

Confira aqui as redações sobre a paz, feitas por Valeriia e Mariia, que premiadas com a viagem ao Brasil.

Skip to content