GE Laranja Doce ganha Prêmio Troféu Marco Verde - Escoteiros do Brasil
Área do associado

GE Laranja Doce ganha Prêmio Troféu Marco Verde

6 junho 2016

O projeto de recuperação do Córrego Laranja Doce, em Dourados, coordenado pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), em conjunto com o Grupo de Escoteiros Laranja Doce e a Associação de Moradores do bairro 3° Plano, recebeu o “Prêmio Troféu Marco Verde” na abertura da XVI Semana do Meio Ambiente e XIX Eco Dourados, nesta quarta-feira (1°). O Prêmio foi concedido pela Prefeitura Municipal de Dourados, por meio do Instituto de Meio Ambiente da cidade, a iniciativas públicas e privadas voltadas a ações de preservação ambiental em 2015.

 

O coordenador do projeto e vice-reitor da UEMS, Laércio Alves de Carvalho, disse que as atividades no Córrego Laranja Doce têm o objetivo de recuperar uma parte do local, situado no bairro 3° Plano, e conscientizar os moradores e toda a população de Dourados da importância de preservar os córregos e as nascentes para um futuro melhor da população. “Com isso a Universidade cumpre o seu papel de atendimento direto à sociedade e insere os alunos na vivência prática das atividades que eles vão desenvolver como futuros profissionais”, destaca.

 

As intervenções coordenadas pelos professores Laércio, Vinícius de Oliveira, Etenaldo Felipe, Elka Élice juntamente aos alunos de Engenharia Ambiental, Ciências Biológicas, do Mestrado e Doutorado em Recursos Naturais e outros colaboradores já promoveram atividades diversas, como o plantio de mudas nativas, limpeza e paisagismo em pontos diferenciados do córrego.

 

Para uma das diretoras do Grupo de Escoteiros Laranja Doce, Mônica Carneiro Rodrigues, a partir do convênio com a UEMS, há dois anos, foi possível alavancar o projeto. “O grupo Escoteiros está na área desde de 1997, mas o projeto em si está há dois anos a partir da parceria com a UEMS. Nós não tínhamos o conhecimento técnico do que poderia ou não ser feito em uma área ambiental. Então a Universidade leva o conhecimento e a parte técnia e as nossas crianças ajudam no plantio”, ressaltou Mônica.

 

A doutoranda em Recursos Naturais, Elaine Novak, participa do projeto desde o início e viu o progresso de desenvolvimento da área. “Começamos com a limpeza do local, estudos e plantação cerca de 40 tipos de mudas de espécies nativas. Hoje estamos mantendo o local limpo e já temos espécies que plantamos com mais de dois metros, a área está desenvolvendo. Para mim contribuiu porque eu aumentei meu conhecimento sobre as espécies nativas e ao mesmo tempo proporcionou trabalhar com os alunos da graduação”, disse Elaine.

 

Também receberam o Troféu: o Cabo da Polícia Militar de Dourados, Aparecido dos Santos, pelo desenvolvimento de atividades de educação ambiental em escolas de Dourados e região; e a Escola Municipal Neil Fioravante – CAIC – que desenvolve vários projetos e trabalhos com alunos e a comunidade sobre preservação do meio ambiente.

 

Semana do Meio Ambiente e a Eco Dourados 2016

 

A Prefeitura de Dourados, através do Imam (Instituto do Meio Ambiente) em parceria com outros órgãos e instituições promove a XVI Semana do Meio Ambiente XIX Eco Dourados que serão realizados no espaço da Unigran.

 

Durante a Semana do Meio Ambiente serão realizadas palestras, minicursos, exposição de trabalhos, apresentação de projetos de educação ambiental das escolas do município, visita a parques e áreas de preservação.

 

A Semana do Meio Ambiente e a Eco Dourados são eventos que têm o propósito de discutir os temas ligados ao Meio Ambiente no município de Dourados, atingindo a população de uma maneira geral.

 

Os eventos, já tradicionais em Dourados, acontecem em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente e mobilizam um público cada vez mais expressivo de ambientalistas, pesquisadores, acadêmicos, estudantes, políticos e a comunidade em geral.

Skip to content