G.E. Yasser (38°/MS) desenvolve projeto de inclusão social - Escoteiros do Brasil
Área do associado

G.E. Yasser (38°/MS) desenvolve projeto de inclusão social

29 agosto 2017

No dia 15 de julho de 2017, na sede do Grupo Escoteiro Yasser (38°/MS), foi lançado o ” Projeto da Inclusão Social – Defensores da Inclusão.” A iniciativa tem como objetivo a conscientização dos jovens e da comunidade quanto a necessidade de inclusão e acessibilidade. O projeto está dividido em 5 fases.

Na 1ª, além de jovens, voluntários e membros da diretoria do grupo, moradores da comunidade do Bairro Amambai, da cidade de Campo Grande (MS), participaram de diversas ações onde aprenderam um pouco mais sobre a importância da inclusão e de proporcionar acessibilidade a todos, realizando também atividades onde foram vivenciadas dificuldades sofridas por portadores de deficiências física, mental e visual. Por meio de jogos, dinâmicas e palestras foi possível adentrar no universo daqueles que tem algum tipo de necessidade.

Na 2ª fase do projeto, o Grupo Escoteiro Yasser levou a palestra e as dinâmicas para a comunidade do bairro Tiradentes, oferecendo às crianças e jovens de oficinas de inclusão, sendo que os jovens do grupo foram os multiplicadores da ação, reproduzindo e aplicando o que aprenderam na primeira fase. Posteriormente, essa prática será levada para algumas escolas municipais e particulares, além de instituições sociais da cidade.

A 3ª etapa do projeto consiste na inclusão de crianças e jovens no Grupo Escoteiro.

A 4ª fase inclui a formação de capacitadores na comunidade para atuar com o projeto, levando-o aos demais GEs da Região Escoteira de MS, capacitando também os voluntários a respeito da inclusão.

Na 5ª e última fase, os jovens irão divulgar os resultados para a comunidade, em ações como distribuição de cartilhas sobre inclusão (material elaborado por eles, com base na experiência das ações desenvolvidas) em shoppings, praças da cidade, parques, áreas públicas, etc.

“Esperamos, com esse projeto, conscientizar a sociedade sobre a importância de aceitar o outro com suas limitações e contribuir para o seu crescimento social, além de despertar nos demais grupos escoteiros e na comunidade a necessidade de incluir sempre”, destacou Alexandre Caldeira, diretor presidente do Grupo Escoteiro Yasser.

Skip to content