Escoteiros participam da 3ª Semana Nacional de Educação Financeira, do Banco Central - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Escoteiros participam da 3ª Semana Nacional de Educação Financeira, do Banco Central

17 maio 2016

O Comitê Nacional de Educação Financeira (Conef) promove, entre os dias 16 e 22 de maio, a 3ª Semana Nacional de Educação Financeira. Serão centenas de iniciativas em todo o país com o objetivo de conscientizar o cidadão a fazer bom uso do dinheiro, contribuindo para o fortalecimento da cidadania e para a maior eficiência do Sistema Financeiro Nacional.

O presidente do Conef e diretor de Relações Institucionais e Cidadania do Banco Central, Luiz Edson Feltrim, fará a abertura do evento no Edifício-Sede da instituição em Brasília, no dia 16, às 14h30.

A abertura da Semana Enef também contará com a presença do Secretário-Executivo do Ministério da Educação, Luiz Cláudio Costa, que falará sobre a inserção da educação financeira na Base Nacional Comum Curricular; de representantes do Procon/Campinas e da Maurício de Sousa Produções, que apresentarão o Projeto Consumo Consciente com a Turma da Mônica; e do economista Samy Dana, que ministrará palestra sobre irracionalidade na tomada de decisões financeiras.

Entre os destaques da programação em Brasília, o Banco Central realiza, no dia 17 de maio, às 14h30, no Edifício-Sede, evento sobre educação financeira para escoteiros entre 7 e 11 anos, com assinatura de acordo entre a instituição e a União Nacional dos Escoteiros e abertura da exposição das Moedas Olímpicas e Paralímpicas no Museu de Valores. No dia 18 de maio, de 8h30 às 18 horas, o Ministério da Fazenda promove o Seminário de Educação Fiscal e Financeira, na Escola de Administração Fazendária. Os eventos da Semana Enef são todos gratuitos.

Como parte da programação em São Paulo, a Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF-Brasil) apresenta, no dia 18 de maio, às 10h30, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, os resultados levantados pelo Banco Mundial para o projeto piloto do Programa de Educação Financeira nas Escolas – Ensino Fundamental, desenvolvido em escolas públicas de Manaus e Joinville.

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) realiza, no dia 19 de maio, de 8h30 às 18h30, o I Seminário Susep de Educação Financeira, no Prodigy Hotel Santos Dummont, no Rio de Janeiro. A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) promove, na mesma data, na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, a segunda edição dos eventos “Educação Financeira para Jovens” e “Qualidade de vida e bem-estar financeiro para maiores de 50 anos”.

Em âmbito nacional, a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (Anbima) oferece, no dia 17 de maio, às 19h30, uma palestra online sobre planejamento financeiro. O Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon/MJ), realiza, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Banco Central, a Febraban e diversas instituições financeiras, a ação virtual “Organize sua Vida Financeira”, focada na renegociação de dívidas com educação financeira para consumidores e microempreendedores individuais (MEI), por meio do portal http://www.consumidor.gov.br. Para o público infantil, a BM&FBovespa inicia durante a Semana Enef a veiculação da série “O Porco e o Magro”, no Canal TV Rá Tim Bum, da Fundação Padre Anchieta.

A Semana Nacional de Educação Financeira tem o objetivo de promover a Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enef), instituída em 2010 como política de Estado, de caráter permanente, para contribuir para o fortalecimento da cidadania ao fornecer e apoiar ações que ajudem a população a tomar decisões financeiras mais autônomas e conscientes. A primeira edição do evento aconteceu em 2014 e somou mais de 170 eventos em 17 estados brasileiros, entre palestras, cursos, gincanas, concursos culturais e workshops. Em 2015, foram realizados mais de 500 eventos em todas as regiões do Brasil.

O Conef é responsável pela coordenação e fomento da Enef e é composto pelos seguintes membros: Banco Central; Comissão de Valores Mobiliários (CVM); Superintendência de Previdência Complementar (Previc); Superintendência de Seguros Privados (Susep); Ministério da Fazenda; Ministério da Educação; Ministério do Trabalho e da Previdência Social; Ministério da Justiça; Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima); BM&FBovespa S.A – Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros; Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNSeg); e Federação Brasileira de Bancos (Febraban). O Banco Central está presidindo o Conef neste ano.

A abertura da Semana Enef no dia 16 de maio será transmitida ao vivo pelo link: http://www.youtube.com/cfatvoficial

Em Porto Alegre, o Banco Central promoverá 3 eventos abertos ao público, no auditório situado à Rua Sete de Setembro, 586 (com capacidade para 140 pessoas), conforme segue:

16/maio – 15h às 16h30
Relacionamento SFN e Cliente Bancário: principais aspectos da regulamentação editada pelo BC sobre tarifas, conta salário, portabilidade de crédito, etc.

18/maio – 9h30 às 11h
Gestão de Finanças Pessoais: sonhos e projetos, desejos e necessidades, orçamento e consumo consciente.

19/maio – 14h às 16h
Segurança da Moeda: Conheça seu Dinheiro – características das cédulas do Real, itens de segurança.

Clique aqui para a programação do evento.

Clique aqui para mais informações sobre a Estratégia Nacional de Educação Financeira.

SERVIÇO

Evento: Abertura da 3ª Semana Nacional de Educação Financeira
Local: Auditório Octávio Gouvêa de Bulhões, no Edifício-Sede do Banco Central em Brasília
Data: 16 de maio, às 14h30

Fonte: Banco Central do Brasil

Skip to content