Escoteiros do Brasil são representados em Fórum de Voluntariado - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Escoteiros do Brasil são representados em Fórum de Voluntariado

7 agosto 2017

O V Fórum Internacional – Voluntariado e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável tem o intuito de qualificar a prática solidária, propondo, debatendo e construindo estratégias para o voluntariado como instrumento de alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Suas edições reúnem representantes de governos, empresas e sociedade civil, além da chancela e apoio de importantes organizações nacionais e internacionais, como os Escoteiros do Brasil, que serão representados por Rubem Tadeu Perlingeiro, presidente da Região do Rio de Janeiro.

Além de colocar o Movimento Escoteiro em pauta, o presidente fará uma palestra sobre o papel do voluntariado no alcance dos ODS. “Minha ideia é mostrar que o Movimento Escoteiro é um instrumento eficaz para atingir os ODS, apresentando o que de concreto temos feito, seja por meio das ações contínuas com os nossos membros juvenis, seja por meio de ações pontuais, como o Projeto Educação Escoteira, Mutirão de Ação Ecológica e Mutirão de Ação Comunitária”, destaca Rubem.

Trazer o conceito de Desenvolvimento Sustentável para o Movimento Escoteiro é reforçar a própria essência do Escotismo, pois ele foi criado justamente para permitir que os jovens assumam seu próprio desenvolvimento e tornem-se cidadãos responsáveis, participantes e úteis em suas comunidades.

“O Movimento Escoteiro, dada a amplitude do seu programa educativo, pode contribuir com a maior parte dos objetivos propostos pela ONU, inclusive com o ODS 16 – “Paz, Justiça e Instituições Eficazes”, do qual decorre, aliás, o sucesso de todos os outros ODS, pois, sem Paz, não pode haver Desenvolvimento”, finaliza o dirigente.

Sobre o V Fórum Internacional

Data: 28/8/2017, no auditório do IBS/FGV, em Belo Horizonte (MG).
Saiba mais: www.redevoluntariado.org

Skip to content