Escoteiros do Brasil são eleitos para cadeira de Educação no Conjuve - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Escoteiros do Brasil são eleitos para cadeira de Educação no Conjuve

6 julho 2017

No último dia 4, após ampla participação de entidades nacionais, regionais, estaduais e municipais nas eleições para o Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), foram eleitos os representantes das 40 entidades da sociedade civil.
Os Escoteiros do Brasil estão no Conjuve desde do início de sua implantação, sempre na cadeira de Meio Ambiente. Este ano, fomos eleitos, pela primeira vez, para a cadeira de Educação, sendo suplente a Associação Movimento Mapa Educação.

Isso foi possível graças à articulação da Diretoria de Relações Institucionais, pasta sob a responsabilidade de Livio Jorge, especificamente da Equipe de Relações Governamentais, coordenada por Carlos Frederico dos Santos (Fred), que negociou a estratégia exitosa que nos sagrou vencedores no processo. Na eleição do último dia 4, os Escoteiros do Brasil foram representados por Carmen Barreira, Diretora Nacional de Métodos Educativos.

Ocupar uma cadeira titular no Conjuve, no Eixo Educação, nos qualifica para uma atuação mais efetiva em favor da educação no Brasil, ação capaz de gerar visibilidade e reconhecimento pelo trabalho dos Escoteiros do Brasil.
O processo eleitoral foi realizado na Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), em Brasília (DF), e contou com a participação de quase 200 entidades. As 40 vagas da sociedade civil foram divididas da seguinte forma: 20 para entidades de atuação nacional e as outras 20 para organizações de atuação regional, estadual ou municipal.

As regras para esta eleição foram definidas por uma Comissão Eleitoral Independente, formada por três representantes do governo e três representantes da sociedade civil, inclusive com a participação do representante dos Escoteiros do Brasil, Caio Angarten, membro da Equipe de Relações Governamentais. O Conselho tem, entre suas atribuições, a de formular e propor diretrizes voltadas para as políticas públicas de juventude, desenvolver estudos e pesquisas sobre a realidade socioeconômica dos jovens e promover o intercâmbio entre as organizações juvenis nacionais e internacionais.

A representação do poder público contempla, além da Secretaria Nacional de Juventude, todos os ministérios que possuem programas voltados para os jovens; o Fórum Nacional de Gestores Estaduais de Juventude; e um representante do Poder Legislativo Federal. Essa composição foi estruturada para que as ações sejam articuladas em todas as esferas governamentais (federal, estadual e municipal).
Confira a lista de entidades eleitas no Conjuve para o período 2017 – 2019:

Eixo: Educação

Titular Suplente
União dos Escoteiros do Brasil Associação Movimento Mapa Educação
União Nacional dos Estudantes União Nacional dos Estudantes
União Brasileira dos Estudantes Secundaristas Associação Nacional de Pós Graduação

 

Skip to content