Escoteiros do Brasil participam de Reunião Ordinária do Conselho Nacional da Juventude - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Escoteiros do Brasil participam de Reunião Ordinária do Conselho Nacional da Juventude

22 dezembro 2017

Os Escoteiros do Brasil participou da 45° Reunião Ordinária do Conselho Nacional da Juventude (CONJUVE), que aconteceu em Brasília entre os dias 14 e 16 de dezembro. Membro do CONJUVE desde Agosto de 2017 com uma cadeira em Educação, a UEB foi represetada pelo escoteiro Pedro Henrique dos Santos Alves, da Região Rio Grande do Norte.

A Reunião marcou a participação do Conselho na Comissão Geral da Câmara dos Deputados que discutou a atualização do Plano Nacional de Juventude (PNJ), que tramitava na câmara desde 2004. O evento também contou com oficinas nas áreas de planejamento estratégico e participativo, definição das priorirades do Conselho e apresentação do Planejamento Estratégico Participativo do CONJUVE.

Na elaboração do novo texto do Plano – que propõe como responsabilidade do Estado a garantia e cumprimento de direitos de jovens entre 15 e 29 anos -, foram consideradas as resoluções das últimas Conferência Nacionais de Juventude (edições de 2008, 2011 e 2015), informações do Mapa da Violência de 2016, do Índice de Vulnerabilidade Juvenil de 2017 e outros indicadores, além da participação dos conselheiros e da sociedade.

Entre os participantes da sessão, além dos deputados da Casa, representes do Levante Popular da Juventude, União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), oficiais da Unesco no Brasil e de fóruns ligados à juventude, lideranças partidárias e representantes do Conjuve.

Participação popular

Está aberta uma Consulta Pública Online para ouvir e atender às necessidades da juventude brasileira. A ideia é que o Plano Nacional da Juventude seja construído de forma colaborativa. São 11 Eixos temáticos – referentes aos 11 eixos do Estatuto da Juventude (Lei 12.852/13), que permitam aos colaboradores contribuírem coim sugestões nas áreas de Representação Juvenil e Direito à Cidadania e à Participação Social; Educação; Direito ao Trabalho e à Renda; Diversidade e Igualdade; Saúde; Cultura; Comunicação e Liberdade de Expressão; Desporto e Lazer; Direito ao Território e à Mobilidade; Sustentabilidade e Meio Ambiente; Segurança Pública e Justiça. A participação pode ser feita pelo site: https://goo.gl/EXzxJA

Skip to content