Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens

Escoteiros do Brasil aderem a campanha por consumo consciente de canudinhos de pl√°stico

23 de Janeiro de 2018


Sabe aquele canudo pl√°stico que acompanha praticamente todas as bebidas na maioria quase absoluta dos estabelecimentos? Pelo mundo afora, existe uma verdadeira guerra contra o uso inconsciente deste tipo de produto. Isso porque um simples ‚Äėcanudinho‚Äô pode levar at√© um s√©culo para se decompor no meio ambiente e sumir da natureza, e assim como outros utens√≠lios do mesmo material ‚Äď como ‚Äėsacolinhas‚Äô de mercado, garrafas PET, embalagens e outros -, acabam acumulando e causando problemas ainda maiores.

Feitos normalmente de poliestireno e polipropileno, os canudos têm tempo estimado de mais de 100 anos para serem totalmente decompostos na natureza. Alguns outros plásticos podem precisar de mais de 500 anos para sumirem por completo. Isso ocorre porque os microorganismos não conseguem quebrar o plástico em partes menores, o que dificulta o processo. Neste meio tempo, o lixo acumulado acaba sendo levado às florestas e mares pela ação do homem ou pela chuva, afetando de forma direta o meio ambiente, plantas e animais. No caso dos oceanos, os canudos chegam a representar 4% de todo o lixo plástico, e por vezes acabam sendo ingeridos por animais marinhos.

Em 2017, os Escoteiros do Brasil lan√ßaram a Ins√≠gnia Mares Limpos, al√©m de participar na campanha de mesmo nome promovida pela ONU Meio Ambiente e pelo programa Menos1Lixo. A ideia era de conscientiza√ß√£o para diminuir o consumo de lixo descart√°vel, como canudos e copos pl√°sticos, que t√™m uma vida √ļtil extremamente curta na sociedade mas levam s√©culos para sair dela.

E no esp√≠rito de deixar o mundo ‚Äėum pouco melhor do que encontrou‚Äô, palavras do pr√≥prio B-P, resolvemos aderir ao consumo consciente de canudinhos de pl√°stico. Sempre que n√£o forem necess√°rios, pedimos #semcanudinhoporfavor. A natureza e nosso planeta agradecem!

Fale

Conosco

Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens