Cruz Vermelha Brasileira e Escoteiros do Brasil firmam parceria de colaboração nacional - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Cruz Vermelha Brasileira e Escoteiros do Brasil firmam parceria de colaboração nacional

19 fevereiro 2018

No dia 1 de fevereiro deste ano, os Escoteiros do Brasil e a Cruz Vermelha Brasileira firmaram uma parceria que vai aproximar as duas instituições em todo o país. O termo foi assinado pelo secretário-geral dos Escoteiros do Brasil, David Ortolan, e pelo presidente da Cruz Vermelha Brasileira, Júlio Cals. A partir da assinatura, os Escoteiros oficializam o acordo de cooperação com a instituição que também apresenta mais de um século de atuação no Brasil, além de ser um braço do principal órgão internacional de ajuda humanitária.

Com o objetivo de convergir as duas instituições em ações práticas de estratégias de crescimento, a parceria também buscará incentivar as duas partes na mobilização de jovens e na formação de indivíduos engajados e preparados para ações de socorro. Na prática, ambas as organizações devem atuar em parceria em eventos em nível regional e nacional, como no caso do Jamboree Nacional deste ano, em que a Cruz Vermelha terá participação na Aldeia Global.

Ruben Tadeu, presidente da Região Escoteira do Rio de Janeiro, e que também esteve presente na assinatura do Termo, enxerga a ação como oportunidade de fomentar o voluntariado para ambas as instituições. “Temos um espaço para criar algumas ações em conjunto para que eles capacitem nossos voluntários, e também oferecermos pessoal para eles. Desta forma desenvolvemos as áreas de primeiros socorros e conflitos”, explica, citando a infraestrutura da Cruz Vermelha Brasileira para grandes eventos. “A parceria tem tudo a ver, é um bom conjunto. Até porque a Cruz Vermelha está com uma política de trabalhar com a juventude, e creio que é como podemos ajudar eles em contrapartida”, conclui.

A parceria também prevê ações na área de Métodos Educativos, através do desenvolvimento e elaboração de cursos e certificações. Com isso, a visão é de facilitar a mobilização de voluntários em situações de necessidade ou emergência, além da capacitação para os procedimentos.

O encontro para assinatura do contrato foi realizado na sede nacional da Cruz Vermelha Brasileira, no Estado do Rio de Janeiro,mas David Ortolan esclarece que, em exemplo de ação integrada institucionalmente, o contato foi iniciado no Ceará, local onde as primeiras conversas sobre a parceria aconteceram, quando Júlio Cals, então presidente regional da Cruz Vermelha, iniciou a aproximação institucional através da Região Escoteira do Ceará, que então facilitou a apresentação ao nível nacional.

Veja vídeo da transmissão do encontro e da assinatura do termo:

https://goo.gl/ytp4ph

Skip to content