Campanha 'Novembro Azul' chega ao fim, mas incentiva cuidado com saúde durante todo ano - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Campanha ‘Novembro Azul’ chega ao fim, mas incentiva cuidado com saúde durante todo ano

29 novembro 2017

O mês de novembro está chegando ao fim, mas a campanha do ‘Novembro Azul’ continua! O movimento de conscientização sobre os riscos e tratamento do câncer de próstata é uma oportunidade para que todos – não apenas os homens – tenham atenção aos sinais do corpo e cuidem da saúde.

Assim como o câncer de próstata, outras formas da doença podem ter fator de risco ampliado por causas genéticas. Mas em praticamente todos os casos, o estilo de vida levado por um indivíduo influencia diretamente em como uma doença – não só o câncer – pode desenvolver.

E para uma vida saudável, há alguns hábitos que precisam ser adquiridos. Na alimentação, é importante consumir verduras, legumes, frutas e grãos. Aliado a isso, evitar o consumo excessivo de álcool também reduz as chances de desenvolver doenças como hepatite alcoolica, por exemplo.

Outro grande vilão contra doenças é o hábito de fumar, considerado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como a principal causa de mortes evitáveis no mundo, entre aproximadamente 50 doenças e outros problemas cardíacos e circulatórios.

Por fim, a prática de atividades físicas também é um fator que colabora pra redução das chances de câncer, além de melhorar em áreas como eficiência do sistema imunológico, níveis de ansiedade e gordura, e disposição física. Alternado com atividades de lazer, os exercícios físicos estão diretamente ligados a produção de neurotransmissores como a serotonina e a dopamina, ligados ao bom humor e sensação de relaxamento.

É importante também lembrar que as mudanças de alimentação e hábitos não anulam a importância de acompanhamento médico, e atenção aos possíveis sintomas. A sugestão final é um lembrete de B-P: “A ausência de riso significa ausência de saúde. Você deve rir tanto quanto puder – isso faz bem. Assim quando você tiver motivo para dar uma boa risada, aproveite e dê risada”!

Skip to content