3º Congresso Mundial de Educação Escoteira será realizado no Brasil em dezembro de 2019 - Escoteiros do Brasil
Área do associado

3º Congresso Mundial de Educação Escoteira será realizado no Brasil em dezembro de 2019

24 maio 2018

Kuala Lumpur, maio de 2018 – A Organização Mundial do Movimento Escoteiro (WOSM) selecionou o Brasil para sediar o 3º Congresso Mundial de Educação Escoteira, evento que tem como objetivo discutir o desenvolvimento dos programas educacionais do Escotismo em um mundo em rápida mutação, além de estratégias para garantir que o Movimento continue inovando na educação não-formal para jovens.

Cerca de 200 especialistas de todo o mundo se reunirão no Rio de Janeiro de 7 a 10 de dezembro do próximo ano – especialistas em educação não-formal e representantes da área de programa educativo para jovens no Escotismo.

A agenda contemplará temas como inovações na educação, a inclusão dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no programa de Escotismo e o apoio a voluntários em organizações juvenis.

Anunciando a decisão do Comitê Mundial Escoteiro de realizar o Congresso no Brasil, onde o aumento de sócios foi o segundo mais rápido na Região Escoteira Interamericana nos últimos cinco anos até 2015, o Presidente Craig Turpie disse: “Esta escolha se deve ao fato dos Escoteiros do Brasil serem uma referência em educação escoteira em todo o mundo, e também reconhecemos o seu incrível crescimento, que foi celebrado durante a Conferência Mundial Escoteira em Baku no ano passado. ”

O Congresso Mundial de Educação Escoteira tornou-se um importante fórum para especialistas em educação não-formal, bem como para líderes educacionais do Escotismo desde que foi realizado pela primeira vez em Hong Kong em 2014.

“O escotismo é o maior movimento juvenil educacional do mundo, com cerca de 50 milhões de membros em todo o mundo”, disse Ahmad Alhendawi, Secretário-Geral da WOSM. “O Movimento é um defensor da educação não-formal e o Congresso de Educação é fundamental para focar nossos esforços na melhoria constante do nosso programa educacional e para garantir que ele continue atraente e relevante para os jovens de hoje.”

“Estou muito feliz que o 3º Congresso Mundial de Educação Escoteira ocorra no Brasil no ano que vem”, acrescentou Pia Melin Mortensen, presidente da equipe organizadora e membro do Comitê Mundial Escoteiro. “O Congresso será uma oportunidade para o Escotismo Mundial reunir as pessoas interessadas na educação em nosso Movimento e um espaço para discutir como podemos continuar a garantir que o modelo único de educação não-formal do Escotismo permaneça relevante em um mundo em rápida mudança, e como podemos atender às necessidades de ainda mais jovens ”.

O Congresso do Rio se baseará nas discussões sobre educação realizadas na Suíça no ano passado, quando os delegados identificaram cinco acontecimentos a serem observados: a tendência das escolas para a educação não-formal, a mudança demográfica no mundo, a migração e a urbanização, e a expansão da mídia digital e a globalização.

Mais detalhes e um relatório sobre os resultados do 2º Congresso Mundial de Educação Escoteira, realizado em Kandersteg, Suíça, podem ser encontrados neste link.

Skip to content