1º Prêmio Escoteiros do Brasil de Educação homenageia Anísio Teixeira - Escoteiros do Brasil
Área do associado

1º Prêmio Escoteiros do Brasil de Educação homenageia Anísio Teixeira

5 maio 2017

Nos dias 21, 22 e 23 de abril, Goiânia sediou o 23º Congresso Nacional Escoteiro. O evento promoveu o debate sobre assuntos relevantes ao Movimento Escoteiro e também premiou dois educadores na 1ª edição do Prêmio Escoteiros do Brasil de Educação. O prêmio busca valorizar o trabalho de instituições e educadores que fazem a diferença no cenário educacional.

Neste ano, o agraciado simboliza uma luta histórica pela educação: Anísio Teixeira, in memoriam, um grande nome do pensamento pedagógico que revolucionou a maneira de ensinar e que reconheceu a educação não formal como uma importante aliada da formação escolar.

Durante a Sessão Solene do Congresso Nacional, o professor Remi Castioni, representando a Fundação que leva o nome do homenageado, recebeu o prêmio, relembrando as ações de Anísio Teixeira para a educação brasileira.

O prêmio

O Prêmio Escoteiros do Brasil de Educação faz parte do reconhecimento do Movimento Escoteiro ao trabalho de educadores em transformar o pensamento pedagógico e os métodos de ensino. Todos os anos, educadores ou instituições serão homenageados por suas ações e contribuições para o meio educacional.

O premiado

Anísio Teixeira marcou a história da educação brasileira por suas ações que promoviam a democratização do ensino. Em suas obras, defendeu a educação pública, universal, gratuita e laica de qualidade. Foi responsável pela Secretaria de Educação e Saúde da Bahia e em 1950, construiu o Centro Popular de Educação Carneiro Ribeiro, uma escola onde atividades artísticas, socializantes e de preparação para o trabalho e cidadania, complementavam as práticas educativas já existentes, assim como a preocupação com a alimentação, higiene e atendimento médico-odontológico.

Skip to content