12 de agosto - Dia Internacional da Juventude - Escoteiros do Brasil
Área do associado

12 de agosto – Dia Internacional da Juventude

12 agosto 2017

Em dezembro de 1999, a Assembleia-Geral das Nações Unidas declarou o dia 12 de agosto como “Dia Internacional da Juventude”. A celebração, que ocorre neste sábado em todo o mundo, tem por objetivo promover o debate e a sensibilização sobre temas relacionados à agenda da juventude.

O Movimento Escoteiro é sempre lembrado por ser o maior movimento de jovens e para jovens do mundo. Por isso, datas tão importantes como o Dia Internacional da Juventude devem ser comemorados.

Neste 12 de agosto, queremos enfatizar o papel da juventude na construção de um mundo mais justo e fraterno. O Movimento Escoteiro trabalha para que jovens sejam participativos e assumam seu próprio desenvolvimento. O resultado, são milhares de líderes espalhados pelo globo. Só no Brasil são quase 70 mil jovens desempenhando o papel de agentes transformadores socioambientais.

Neste ano, o tema do Dia Internacional da Juventude é “Juventude construindo a paz”. Desde 2015, as Nações Unidas possuem uma resolução do Conselho de Segurança que inclui a juventude como elemento essencial para processos de construção da paz e de resolução de conflitos. Em comemoração à data, a Organização das Nações Unidas (ONU) realiza vários debates e campanhas para encorajar os governos e o público em geral a conhecer e entender as necessidades dos jovens e implementar políticas com foco na juventude, com o objetivo de promover a inclusão e participação política dos jovens.

Na próxima segunda-feira, 14, a ONU Brasil, por meio de seu Grupo Assessor Interagencial sobre Juventude, coordenado pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), e em parceria com o programa Câmara Ligada, da Câmara dos Deputados, irá promover um dia de debates em comemoração à data. Durante todo o dia, serão promovidos debates sobre juventude e políticas de drogas no Brasil. O evento acontece na Casa da ONU, em Brasília, e terá transmissão ao vivo pela internet, pela fanpage da ONU Brasil.

Skip to content