Sobre o 26º Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica

Trabalhar para o desenvolvimento sustentável é pensar na harmonia nas relações pessoais. Problemas como desigualdade social, desemprego e fome provocam instabilidade e guerras. Infelizmente, essa esta é uma realidade em vários países do 3º Mundo, que sofrem com problemas geopolíticos, tais como o deslocamento de refugiados, que podem gerar conflitos em larga escala.

Então, trabalhar para que todos tenham condições dignas de sobrevivência e por um desenvolvimento econômico sustentável é trabalhar pela paz e, consequentemente, pela sustentabilidade da humanidade como espécie. Por isso a ONU tem trabalhado em várias frentes sociais como o combate à fome, a igualdade de gênero e a educação, como nos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável.

Por isso convidamos você, seu Grupo Escoteiro e sua Seção a participar da nossa maior ação conjunta pelo meio ambiente: o 26º Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica. No dia 3 de junho de 2017 milhares de jovens adultos, de todo o país, estarão trabalhando por um mundo melhor e pela sobrevivência do nosso planeta, desenvolvendo atividades sugeridas pela Rede Ambiental Escoteira

Junte-se a nós! Escoteiros do Brasil

Cozinha Sustentável

No Brasil, anualmente, são desperdiçadas 41 mil toneladas de alimentos, segundo a World Resources Institute (WRI) Brasil. Isso coloca o Brasil entre os dez países que mais desperdiçam alimentos no mundo. Além de causar impactos ambientais, o desperdício de alimentos também causa consequências econômicas. Por isso confira algumas dicas para minimizar o desperdício.

Saiba mais

Importância das abelhas

A polinização é o transporte de pólen de uma flor para a outra e é através dela que as flores são fecundadas, gerando frutos e sementes. Pode ser feita pela água, pelo vento e por muitos animais, como borboletas e beija-flores, mas o animal mais eficiente é a abelha

Saiba mais

Acampamento Modelo

De nada adianta nós escoteiros fazermos belas atividades de educação ambiental enquanto ainda contribuímos para degradar o meio ambiente nos locais onde acampamos. Por isso, que tal fazer um acampamento-modelo? Você pode realizá-lo durante um acampamento normal, em que sua seção possa demonstrar aos próprios escoteiros os cuidados com o meio ambiente, em uma praça pública ou até mesmo dentro de um Shopping Center (com as devidas autorizações, claro!) para mostrar que seu grupo escoteiro é nota 10 em matéria de conservação da natureza.

Saiba mais

Jogo da reciclagem

Procedimento: As patrulhas estão em formação, ao sinal de um apito, os monitores correm até o latão e pegam um objeto e o levam até a lixeiras correta, voltam e batem a mão no 2º. elemento, e assim sucessivamente. Vence a patrulha que apresentar os sacos de lixos mais cheios ao final do jogo. Cada objeto colocado incorretamente retira um ponto da patrulha.

Saiba mais

Teatro Ambiental

Procedimento: Cada patrulha receberá uma história diferente com um problema a ser resolvido e terá tempo suficiente para discutir a melhor maneira de solucioná-lo. Depois, cada uma deverá mostrar sua solução sob a forma de teatro.

Saiba mais

Complete as frases

Cada jovem deve receber um cartão com uma das frases abaixo, seja por sorteio, seja procurando os cartões no chão, etc. Ele deve ler a frase em voz alta e tentar completá-la, falando para a tropa o que pensa a respeito do assunto. Desta forma, o chefe terá a oportunidade tanto de abordar questões técnicas, como a forma mais ambientalmente adequada de se fazer algo, tanto quanto conhecer as emoções envolvidas quando se toca em certos assuntos.

Saiba mais

Erosão dos solos

Prepare três garrafas de plástico idênticas e corte como mostrado nas fotos. Depois, coloqueas em uma superfície plana. Você pode afixar com cola quente sobre uma tábua de madeira compensada ou de outra forma qualquer.

Saiba mais

Downloads

Boletim 1
Download
Insígnia Mundial do Meio Ambiente
Download

Sugestão de atividades

Sugerimos algumas atividades neste programa que você pode realizar em locais públicos, com sua tropa ou alcateia, convidando a comunidade para participar.

Assim, podem ser cumpridos os objetivos da IMMA, contribuir para melhorar a consciência ecológica da sua comunidade e ainda divulgar seu grupo escoteiro! Além das atividades que colocamos aqui, você encontra outras atividades em www.redeambientalescoteira.org.br, mas também pode criar a sua própria atividade!

Defina o objetivo da IMMA que ela atende, a faixa etária ideal, materiais, passo-a-passo, questões para avaliação etc.

Depois de pronta, mande para nós pelo e-mail sustentabilidade@escoteiros.org.br!

Nós formatamos e divulgamos para você!