sobre a gincana


A primeira fase foi um sucesso e agora os Escoteiros do Brasil, lançam a segunda fase da Gincana Cultural Nacional Escoteira. Nesta segunda fase, continua com o mesmo objetivo: mobilizar e integrar a sociedade para promoção e difusão cultural. A atividade acontece nas cidades onde existem grupos escoteiros e reúne diversas atividades culturais nas categorias de artesanato, música, dança, teatro e fotografia. Para que seja possível avaliar o que foi desenvolvido pelos grupos escoteiros participante, todas as atividades realizadas são cadastradas em uma plataforma específica do evento, juntamente com relatórios, fotos e vídeos da ação.

Atividade Data
Abertura do sistema para inscrição para participação dos Grupos Escoteiros e envio das tarefas. 11 de novembro de 2016
Encerramento da Gincana e Término do período de envio das Tarefas. 31 de março de 2017 às 23h59 horário de Brasília
Divulgação do resultado no Congresso Nacional Escoteiro e site dos Escoteiros do Brasil. 21 de abril de 2017
Entrega dos Prêmios. 28 de abril de 2017

prêmios


1º lugar - Um projetor




Será sorteado entre os grupos que realizarem 100% das atividades:

4 (quatro) vales-compras no valor de R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais) na Loja Escoteira Nacional.

*Todos os grupos participantes da Gincana Cultural receberão certificado e distintivo da atividade, sem custo.

fichas de atividades


Ficha

Técnica 1


Artes Visuais

Baixar em PDF

Ficha

Técnica 2


Dança

Baixar em PDF

Ficha

Técnica 3


Teatro e Circo

Baixar em PDF

Ficha

Técnica 4


Música

Baixar em PDF

Tarefa 01


Artes Visuais

Baixar em PDF

Tarefa 02


Dança

Baixar em PDF

Tarefa 03


Teatro e Circo

Baixar em PDF

Tarefa 04


Música

Baixar em PDF

Checklists 01


Artes Visuais

Baixar em PDF

Checklists 02


Dança

Baixar em PDF

Checklists 03


Teatro e Circo

Baixar em PDF

Checklists 04


Música

Baixar em PDF

notícias


Participe da segunda fase da Gincana Cultural Nacional Escoteira


A primeira fase da Gincana Cultural Nacional Escoteira foi um sucesso: 35 grupos participaram da atividade, contribuindo com a...Leia Mais...

Confira o resultado da Gincana Cultural Nacional Escoteira


Em andamento desde o dia 22 de maio de 2016, a Gincana Cultural Nacional Escoteira tem como objetivo incentivar...Leia Mais...

Apuração dos resultados da Gincana Cultural


Devido à prorrogação do projeto, o resultado da Gincana Cultural Nacional Escoteira será divulgado no dia 14 de outubro,...Leia Mais...

regulamento


Somente os arquivos de vídeo devem ser enviados via WeTransfer.

Fotos e demais documentos devem ser inseridos no Sigue, conforme orientação do Regulamento.

Artigo Primeiro - O que é a Gincana Cultural Nacional Escoteira?

Gincana Cultural Nacional Escoteira é um projeto organizado pela União dos Escoteiros do Brasil, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, que será realizada com a participação dos Grupos Escoteiros e com o envolvimento das respectivas comunidades. A proposta é ampliar o acesso às fontes de cultura, ampliando o alcance da população e divulgação das boas práticas culturais. Através do projeto, queremos que os beneficiários do Movimento Escoteiro sejam articuladores da cultura em suas comunidades, da mesma forma com que já atuam historicamente na área social e ambiental.

As tarefas que constituem a Gincana serão focadas em quatro categorias, a saber:

  • • Categoria de Artes Visuais, com geração de produto cultural composto por fotografias;
  • • Categoria de Dança, com geração de produto cultural composto por vídeo;
  • • Categoria de Teatro e Circo, com geração de produto cultural composto por fotografias e vídeo;
  • • Categoria de Música, com geração de produto cultural composto por geral de vídeo.

Artigo Segundo - Quem pode se inscrever?

Poderão se inscrever na Gincana Cultural Nacional Escoteira os Grupos Escoteiros, registrados na União dos Escoteiros do Brasil. Os beneficiários e voluntários dos grupos, participarão por intermediário de seus respectivos Grupos Escoteiros, através de lista de presença anexada a cada tarefa.

Artigo Terceiro - Até quando posso inscrever meu grupo?

Os prazos relacionados seguem na tabela abaixo:

Atividade Data
Abertura do sistema para inscrição para participação dos Grupos Escoteiros e envio das tarefas. 11 de novembro de 2016
Encerramento da Gincana e Término do período de envio das Tarefas. 31 de março de 2017 às 23h59 horário de Brasília
Divulgação do resultado no Congresso Nacional Escoteiro e site dos Escoteiros do Brasil. 21 de abril de 2017
Entrega dos Prêmios. 28 de abril de 2017

Cada Grupo Escoteiro poderá apresentar apenas uma tarefa por categoria, conforme os critérios específicos de cada tarefa.

Não será admitida nenhuma inscrição e entrega da tarefa após o prazo de encerramento da Gincana.

Artigo Quarto - Como faço a inscrição de meu grupo?

A inscrição de seu Grupo Escoteiro deve ser realizada através do SIGUE Administrativo, selecionando a área Atividades/Eventos e a área Atividades Fora da Sede.

As tarefas inscritas serão avaliadas conforme os critérios de atividade de cada categoria.

A inscrição para participação na Gincana é gratuita.

Não serão aceitas inscrições e apresentação de tarefas pelos Correios, mensagem eletrônica ou entregues pessoalmente no Escritório Nacional da União dos Escoteiros do Brasil, bem como qualquer outro meio, que não seja o SIGUE Administrativo.

A União dos Escoteiros do Brasil não se responsabilizam por inscrições não efetuadas em função de problemas técnicos de terceiros.

Artigo Quinto - Quais documentos e informações gerais são obrigatórios para encaminhar as tarefas?

Além dos critérios citados neste regulamento, cada categoria terá critérios específicos para a sua tarefa. O atendimento a estes critérios determinará a aprovação ou não da tarefa enviado pelo Grupo.

Independente do critério geral citado neste regulamento, cada tarefa apresentada para cada categoria deve registrar um vídeo de Making Of de, no máximo, 60 sessenta segundos. O objetivo deste vídeo é comprovar que o desenvolvimento da tarefa foi realizado pelo Grupo Escoteiro. Este vídeo pode ser amador e não precisa retratar todas as etapas, mas deve ilustrar a ação conjunta com o Grupo Escoteiro na consecução do projeto.

O Grupo Escoteiro deverá informar quem será o responsável na Unidade Local pelo contato entre o Grupo e a Coordenação Nacional da Gincana. Todas as consultas relacionadas a coordenação da Gincana deverão ser realizadas através deste contato.

Obrigatoriamente, todas as tarefas devem envolver um Grupo Escoteiro e a Comunidade, que podem exercer os papéis abaixo descritos:

  • • Agentes culturais: serão considerados agentes culturais na Gincana as pessoas ou Grupos Escoteiros que produzem o produto cultural. Podem ser compostos por: a) somente integrantes do grupo; b) integrantes do grupo e por pessoas da comunidade; c) somente pessoas da comunidade, como um grupo cultural, por exemplo.
  • • Articuladores culturais: serão considerados articuladores culturais, nesta Gincana, as pessoas ou Grupos Escoteiros que mobilizam a rede de parceiros necessários para apresentação do produto cultural para a comunidade. Estes articuladores devem ser compostos, obrigatoriamente, por membros do Grupo Escoteiro, podendo ou não conter membros da comunidade.
  • • Público: serão considerados como público neste projeto, obrigatoriamente, pessoas da comunidade que serão diretamente beneficiadas pela apresentação ou exposição dos produtos culturais, podendo ou não conter membros do Grupo Escoteiro.

Artigo Sexto - Como serão as tarefas?

A Gincana se desenvolverá com um total de quatro tarefas, sendo uma em cada categoria.

Todas as tarefas serão divulgadas simultaneamente, junto com o regulamento da Gincana, e o prazo final da entrega das tarefas realizadas, pelos Grupos Escoteiros, será até as 23h59 horário de Brasília do dia 31 de março de 2017.

O Grupo Escoteiro pode enviar as tarefas da ordem que melhor entender, uma vez que as realize, ou pode enviar todas as tarefas em conjunto.

Cada tarefa terá parâmetros específicos, e pode ser realizada com participação de todos os membros do Grupo Escoteiro na qualidade de “agentes culturais”, independente de Ramo, bem como de não escoteiros membros da comunidade, garantindo-se apenas as quantidades mínimas de pessoas definidas para cada tarefa. Da mesma forma estarão explicitadas as possibilidades de uso de “articuladores” e o “público” visado.

Cada tarefa receberá uma pontuação de 1 a 10 um a dez, de acordo com a avaliação do Júri da Gincana.

Os Grupos Escoteiros que não apresentarem a realização de alguma tarefa, receberão pontuação 0 zero naquela categoria, mas não serão desclassificados.

A soma dos pontos recebidos em cada tarefa determinará a classificação na Gincana. Em caso de empate o Júri será chamado a definir, entre os empatados, qual a classificação final.

Os Grupos Escoteiros deverão, dentro de todas as tarefas propostas, adequar-se obrigatoriamente a LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015, que institui o Estatuto da Pessoa com Deficiência Capítulo IX da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. A Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência esclarece que, Acessibilidade é um atributo essencial do ambiente que garante a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Deve estar presente nos espaços, no meio físico, no transporte, na informação e comunicação, inclusive nos sistemas e tecnologias da informação e comunicação, bem como em outros serviços e instalações abertos ao público ou de uso público, tanto na cidade como no campo.

Use o Check List Modelo que está anexo a este regulamento, para não esquecer nenhuma etapa de criação das tarefas e sua participação da Gincana.

Artigo Sétimo - Quem avaliará as tarefas da Gincana?

As tarefas serão avaliadas por um júri, formado por convite da Diretoria Executiva Nacional (DEN) dos Escoteiros do Brasil, observando participação de profissionais da área cultural, comunicação e representantes da União dos Escoteiros do Brasil.

Artigo Oitavo - Quais os prêmios serão distribuídos entre os vencedores?

Para o Grupo Escoteiro que obtiver o primeiro lugar geral receberá:

  • Um projetor

Entre os Grupos Escoteiros que cumprirem com 100% das tarefas propostas pela Gincana e, não contemplados com a premiação principal, serão sorteados:

  • • 4 (quatro) vales-compras no valor de R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais) na Loja Escoteira Nacional.

Os Grupos Escoteiros que participarem da Gincana receberão um certificado digital via SIGUE, bem como distintivos de atividade, conforme os nomes cadastrados como participantes das tarefas.

Artigo Nono - Como será realizada a divulgação dos resultados?

O resultado final da Gincana Nacional será divulgado no site nacional dos Escoteiros do Brasil – www.escoteiros.org.br – no dia 21 de abril de 20172017, no Congresso Nacional Escoteiro que será realizado em Goiânia/GO.

Artigo Décimo - Como o material produzido neste projeto será utilizado pelos Escoteiros do Brasil?

Os materiais produzidos na Gincana, pelos Grupos Escoteiros inscritos, darão origem a produtos culturais que farão parte do DVD Boas Práticas Culturais dos Escoteiros do Brasil.

O DVD será distribuído em escolas da rede pública estadual e municipal, pelos Escoteiros do Brasil.

No momento do envio dos vídeos e fotografias, o Grupo Escoteiro deverá confirmar a autoria das imagens e, declarar que permite sua publicação e uso em qualquer mídia autorizada pela União dos Escoteiros do Brasil, estando a entidade promotora da iniciativa dispensada de efetuar qualquer remuneração ao seu autor.

Todos os trabalhos recebidos passarão a pertencer à União dos Escoteiros do Brasil, que reserva o direito de reprodução ou publicação, sem que fique obrigada a conceder, a que título for, qualquer compensação.

Caso algum dos materiais utilize músicas, estas devem, obrigatoriamente, ser retiradas do site http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.do

Nos casos únicos em que a música não for retirada do site Domínio Público, do Governo Federal, as músicas deverão ser paródias ou composições próprias, com comprovação de seu registro e exclusividade pertencente ao grupo ou de integrante do grupo que inscreveu o material, com sua autorização de cessão de uso e direitos para a União dos Escoteiros do Brasil.

Artigo Décimo Primeiro - Se houver alguma dúvida, o que precisamos fazer?

Todas as situações não contempladas neste regulamento serão discutidas caso a caso com a Coordenação Geral da Gincana, com a equipe de Métodos Educativos e, se necessário, com a Diretoria Executiva Nacional da União dos Escoteiros do Brasil.

Informações e esclarecimentos podem ser obtidos junto ao Escritório Nacional da União dos Escoteiros do Brasil, por meio do e-mail gincanacultural@escoteiros.org.br ou pelo telefone 41-3353-4732.

envio de atividades


PASSO 1


Acesse o WeTransfer pelo endereço www.wetransfer.com

PASSO 2


Clique em Adicionar ficheiros para fazer upload dos seus arquivos.

Atenção: O envio não pode ultrapassar o tamanho de 2GB (2 Gigabytes)

PASSO 3


Digite no campo E-mail do amigo o endereço gincanacultural@escoteiros.org.br no campo O seu e-mail o seu endereço de e-mail e no campo Mensagem digite o seu nome, o nome do seu Grupo Escoteiro e a sua cidade e estado.

PASSO 4


Confira todas as informações e clique em Transferir. Em alguns minutos você receberá um e-mail de confirmação.

contato




nossos apoiadores