Sempre Alerta Eletrônico - 8ª Edição - Setembro de 2015
 
 
 
Escoteiros do Brasil
Movidos Pelo Escotismo
 
www.escoteiros.org.br

Conselho de Administração Nacional elege a nova Diretoria Executiva Nacional

Em reunião realizada no último fim de semana do mês de agosto, o Conselho de Administração Nacional, de acordo com suas atribuições estatutárias, elegeu a nova Diretoria Executiva Nacional, com a seguinte composição: Alessandro Vieira, presidente, Ivan Alves do Nascimento, 1º vice-presidente, e Ilka Campos, 2ª vice-presidente.

Conheça mais sobre os novos diretores clicando aqui.


Devolução aos participantes do 23º Jamboree Mundial

Com o fechamento das contas do 23º Jamboree Mundial Escoteiro, que aconteceu no Japão, os Escoteiros do Brasil receberam, no último dia 25, a quitação da taxa referente à participação dos brasileiros.

Com o intuito de esclarecer e finalizar as contas, todos os integrantes do contingente do Brasil receberão um ressarcimento.

Clique aqui e confira o comunicado oficial.


Ajuri Nacional dos Escoteiros do Mar

Escoteiros de todas as modalidades são esperados em Antonina (PR) para confraternizar, aprender se divertir muito em um evento que destaca as atividades desenvolvidas na Modalidade do Mar.

As inscrições podem ser feitas até o dia 12 de novembro; o evento acontece entre 21 e 24 de janeiro de 2016, com o tema “Navegar é preciso”. Venha participar de mais um grande evento nacional dos Escoteiros do Brasil!

Clique aqui e confira todas as informações.


Processo seletivo para o 7º Sharjah International Youth Gathering

Até o dia 20 de setembro, Pioneiros podem se inscrever para o processo seletivo ao 7º Sharjah International Youth Gathering, que acontece entre 1 e 10 de fevereiro de 2016, em Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos. O jovem selecionado terá todas suas despesas com passagem, alojamento, transporte interno, refeições, etc. cobertas pela organização do evento.

Saiba mais aqui.


17º Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária

Com o tema “Motivados pelo amor”, a 17ª edição do MutCom quer incentivar a realização de ações voltadas ao cuidado comunitário e à interação sadia com o outro. Compartilhando bons momentos, espalhando o bem e colocando em prática os lemas escoteiros seremos realmente movidos e motivados pelo amor.

A atividade vai do dia 13 de setembro a 17 de outubro. Organize sua patrulha e participe. Para mais informações clique aqui.


Recorde do Grupo Escoteiro do Mar Artífices Náuticos é publicado no livro "RankBrasil"

A próxima edição do livro RankBrasil trará um recorde alcançado pelo Grupo Escoteiro do Mar Artífices Náuticos (64º/RN), com apoio do Comando do 3º Distrito Naval (Com3ºDN), por confeccionar o maior quadro de nós náuticos (nós e voltas) do País: são 157 nós únicos com identificação no quadro que mede 2 metros de largura por 1 metro de altura.

Confira essa novidade clicando aqui.


Escoteiros do Brasil no bate-papo Unicef

Em agosto, os Escoteiros do Brasil participaram do “Bate-papo Unicef: adolescentes, empresas e inovação”, em São Paulo. A intenção do evento era debater sobre diferentes formas que podem ser encontradas para superar os desafios das desigualdades em relação à educação, saúde e proteção que afetam crianças, adolescentes, jovens e também suas famílias.

Clique aqui e confira o relato do escotista que participou do evento e mais detalhes sobre o que rolou no bate-papo.

 
22º Congresso Nacional Escoteiro

Entre os dias 21 e 23 de abril de 2016, Campo Grande (MS) será sede do 22º Congresso Nacional Escoteiro, da 23ª Assembleia Nacional Escoteira e do 21º Fórum Nacional de Jovens Líderes dos Escoteiros do Brasil.

O evento é uma oportunidade para se atualizar sobre assuntos relevantes do Escotismo e confraternizar entre irmãos escoteiros, além de ser um momento de atualização, debate e troca de experiências em um ambiente onde serão realizadas oficinas práticas, palestras, exposições e workshops. As inscrições podem ser realizadas até o dia 23 de abril, em diferentes modalidades.

Saiba mais clicando aqui.

 
1° Congresso Brasileiro de Educação Escoteira

De 5 a 7 de setembro de 2015, os Escoteiros do Brasil realizaram, em São Paulo, o 1˚ Congresso Brasileiro de Educação Escoteira: um evento científico que buscou debater e refletir sobre a proposta educativa do Escotismo como instrumento para o autodesenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens.

A União dos Escoteiros do Brasil foi a primeira associação escoteira do mundo a realizar um Congresso de Educação. Cerca de 200 pessoas participaram do evento, que abordou temas como o papel do Escotismo e sua função na educação formal, a interdisciplinaridade na escola, a educação não formal, entre outros. Foram realizados seminários, expostos trabalhos e compartilhadas experiências e estudos.

Clique aqui e saiba mais sobre o evento.

 
14ª Aventura Nacional Sênior

Junte-se aos cerca de 400 seniores que já estão inscritos na 14ª Aventura Nacional Sênior, que vai acontecer em Aracruz (ES), em julho de 2016! As inscrições estão rolando, não perca tempo e garanta presença no evento mais recheado de aventuras dos Escoteiros do Brasil.

Confira as novas informações sobre transporte clicando aqui.

 
8º Concurso de Fotografia e 1º Concurso de Vídeo dos Escoteiros do Brasil

Os Concursos de Foto e Vídeo de 2015 estão a todo vapor! Aproveite as atividades, eventos e encontros para retratar o melhor que o Movimento Escoteiro tem a mostrar. As inscrições podem ser realizadas até 23 de novembro, pelo site nacional.

Fique atento às normas de participação, que tiveram algumas alterações neste ano. Clique aqui e confira o regulamento do Concurso de Fotografia e acesse aqui o Concurso de Vídeo.

 
Encontro Nacional de Jovens Líderes

Salvador (BA) vai sediar o tradicional evento da Rede de Jovens: o Encontro Nacional de Jovens Líderes. Durante 21 e 22 de novembro, os jovens serão convidados a assumir papéis importantes em debates que permeiam não só assuntos institucionais, mas que também envolvem sua posição na sociedade.

São 68 vagas para jovens com idade entre 18 e 26 anos incompletos, quatro para cada Região Escoteira que possua Núcleo Regional – as Regiões que não contarem com um Núcleo, mas quiserem participar, devem entrar em contato com o Núcleo Nacional.

Clique aqui e confira o Boletim oficial.

 
58º Jota e 19º Joti

Realizados sempre no terceiro fim de semana de outubro, o Jota e o Joti entram em suas 58ª e 19ª edições, respectivamente. As equipes brasileiras já estão divulgando pré-tarefas e informações importantes para a realização dos eventos, acompanhe o site oficial do Jota clicando aqui e do Joti aqui.

As fanpages também estão cheias de conteúdos, acompanhe aqui o Joti e aqui o Jota.

 
Frente Empresarial Escoteira: saiba o que é e como participar

Destinada a todos os tipos de lideranças empresariais, a Frente Empresarial Escoteira foi criada para levar o Escotismo à esfera civil, mais especificamente para líderes empresariais e executivos, como uma ferramenta que busca consolidar o apoio de diferentes setores da sociedade ao Movimento Escoteiro. A ideia é dar espaço ao jovem, em um processo educativo e de formação de lideranças.

Saiba mais sobre a proposta e como seu grupo pode participar clicando aqui.

 
Pesquisa sobre o vestuário escoteiro

Desde o lançamento do vestuário escoteiro, pequenas mudanças foram realizadas baseadas em contribuições de jovens e adultos. Agora, em uma nova fase de desenvolvimento do vestuário, os Escoteiros do Brasil estão realizando uma pesquisa para identificar possíveis melhorias para o projeto.

A pesquisa está entrando em sua terceira fase. Saiba mais sobre esse processo clicando aqui.

 
Medalhista em rugby nos jogos Pan-Americanos é escoteira

Não é novidade para ninguém que a seleção brasileira de rugby conquistou a medalha de bronze nos jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá. Mas, além de todo o destaque que as meninas alcançaram trazendo a primeira medalha no esporte para o País, o que nem todo mundo sabe é que o time tem algumas escoteiras entre suas estrelas.

A atleta Mariana Ramalho é uma delas – em um bate-papo bem divertido ela conta mais sobre o esporte e sobre como o Escotismo a influenciou e ainda está presente em sua vida.

Clique aqui e confira o vídeo.

 
ALTERAÇÃO DE INFORMAÇÕES DO SEGURO ESCOTEIRO

Informamos aos associados que a seguradora Tokio Marine, empresa que atende o Seguro Escoteiro, alterou seu telefone de contato.

O novo número de atendimento é 0300-338-6546.

 
 
Loja Escoteira Nacional
 
Quer receber o Sempre Alerta Eletrônico? Clique aqui e inscreva-se.

Você está recebendo esta mensagem por fazer parte do cadastro da União dos Escoteiros do Brasil.