Sempre Alerta Eletrônico - 7ª Edição - Agosto de 2015
 
 
 
Escoteiros do Brasil
Movidos Pelo Escotismo
 
www.escoteiros.org.br

26º Elo Nacional Escoteiro

Chegou a hora de vivenciar de forma mais intensa a diversa e unida comunidade escoteira: inspirado no tema do 23º Jamboree Mundial Escoteiro, “WA: Espírito de união”, o 26º Elo Nacional Escoteiro irá proporcionar aos jovens uma experiência que os aproxima do Jamboree Mundial.

O evento acontecerá nos dias 15 e 16 de agosto, em todo o País. Ainda dá tempo de organizar sua patrulha ou grupo e participar. Confira aqui as sugestões de atividades e mais informações sobre o evento.


Ajuri Nacional dos Escoteiros do Mar

A receita é garantia de sucesso: atividades tradicionais da Modalidade do Mar em um evento aberto a participação de todas as modalidades, em pleno verão! O Ajuri Nacional dos Escoteiros do Mar espera jovens dos Ramos Escoteiro e Sênior das três modalidades para momentos de muita diversão em Paranaguá (PR), durante os dias 21, 22, 23 e 24 de janeiro.

As inscrições podem ser realizadas até 12 de novembro. Saiba mais clicando aqui.


Compartilhe experiências de sua região sobre espiritualidade

Atualmente, os seminários de espiritualidade vêm sendo desenvolvidos com mais frequência em algumas regiões escoteiras. O tema faz parte da estrutura do Programa Educativo e incentiva os jovens a adquirirem consciência e competências da dimensão espiritual, independentemente de sua religião, promovendo o diálogo inter-religioso e a cultura de paz.

Por esse motivo, a troca de experiências deve ser incentivada e adotada como prática rotineira. Com toda certeza, regiões que tiveram sucesso em seus seminários poderão auxiliar outros Estados a dar início aos debates em seus espaços.

Construa um relatório e adicione algumas lições aprendidas e sugestões que deram certo em sua região e deixe à disposição da Equipe Nacional de Espiritualidade para que o material possa ser compartilhado com outros irmãos escoteiros. Se você estiver precisando de algumas dicas, recorra à Equipe.

Os e-mails deve ser encaminhados para [email protected]


23° Jamboree Mundial Escoteiro

O Jamboree Mundial rolou até o dia 8 de agosto, em Yamaguchi, onde os quase 35 mil escoteiros de 160 países compartilharam momentos e viveram intensamente a grande Fraternidade Escoteira.

Para saber tudo que aconteceu no evento, acesse a fanpage Brasil no Jamboree Mundial.


3º Eden e 11º Ened


Com o intuito de somar propostas, ideias e forças em prol do desenvolvimento do Movimento Escoteiro na região Norte, em um ambiente de intercâmbio e amizade, o Eden espera representantes voluntários, profissionais e pioneiros de diferentes partes do país, para que assim seja possível reunir sugestões e propostas que tornem o trabalho escoteiro ainda mais efetivo na região Norte.

O evento acontece nos dias 26 e 27 de setembro e as inscrições podem ser realizadas até 16 de agosto. Acesse o Boletim e saiba mais clicando aqui.

Entre 11 e 13 de setembro, o Maranhão será sede do 11º Encontro Nordeste de Escotistas e Dirigentes (Ened), que tem como objetivo fortalecer a atuação dos Escritórios Regionais do Nordeste, possibilitando a aproximação, a troca de experiências e a capacitação e formação dos voluntários. As inscrições podem ser realizadas pelo Sigue, até o dia 20 de agosto.

Clique aqui e confira mais informações.

 
1º Congresso Brasileiro de Educação Escoteira

As inscrições para o 1º Congresso Brasileiro de Educação Escoteira foram prorrogadas: até o dia 10 de agosto é possível garantir sua participação.

Personalidades importantes do ramo da educação e do Escotismo mundial estarão reunidas em um ambiente que vai debater sobre liderança e protagonismo juvenil, autodesenvolvimento e muito mais. Não perca!

Clique aqui, confira a programação e inscreva-se.

 
8º Concurso de Fotografia e 1º Concurso de Vídeo dos Escoteiros do Brasil

Aproveite: até o dia 23 de novembro é possível inscrever suas fotos e vídeos no 8º Concurso de Fotografia e 1º Concurso de Vídeo dos Escoteiros do Brasil. É a oportunidade de retratar como o Escotismo move você e estampar os materiais oficiais da Instituição.

Confira o regulamento do Concurso de Foto aqui e de Vídeo aqui e incentive a participação do maior número possível de escoteiros. É hora de revelar novos talentos!

 
26º Mutirão Nacional Pioneiro

O maior evento do Ramo Pioneiro vai acontecer de 9 a 12 de outubro, em Florianópolis (SC). A data está próxima, mas ainda dá tempo de fazer sua inscrição! Até o dia 12 de agosto dá pra garantir sua participação no evento que vai reunir mais de 400 pioneiros de todo o Brasil.

Clique aqui e confira o Boletim 1.

 
Saiba como utilizar o distintivo do Mensageiros da Paz

Para reconhecer os escoteiros envolvidos em projetos que têm como objetivo impactar positivamente a sociedade, foi lançado o distintivo Mensageiros da Paz. Para poder fazer uso dele, é preciso observar as normas para o desenvolvimento de um projeto.

O distintivo será utilizado em volta do distintivo da Organização Mundial por toda a vida escoteira do jovem ou adulto voluntário. Saiba tudo sobre o distintivo clicando aqui.

 
Hotel Urbano agora é parceiro dos Escoteiros do Brasil

Os escoteiros do Brasil têm mais um benefício para aproveitar: o Hotel Urbano é o novo parceiro da Instituição. A maior agência online de viagens do Brasil quer possibilitar novas experiências aos associados, realizando os planos de milhares de pessoas de conhecer os mais diversos lugares no mundo.

Confira mais sobre essa parceria aqui.

 
Frente Empresarial Escoteira

Criada para levar o Escotismo à esfera civil, mais especificamente para líderes empresariais e executivos, a Frente Empresarial Escoteira é uma ferramenta que busca consolidar o apoio de diferentes setores da sociedade ao Movimento Escoteiro. A ideia é dar espaço ao jovem, em um processo educativo e de formação de lideranças.

Reconhecemos em nossos jovens o potencial de transformação, motivados pelo desejo constante de construir um mundo melhor – o compromisso do meio empresarial em atuar de acordo com os ideais e a postura do Movimento Escoteiro irá garantir o crescimento do Escotismo no Brasil, tornando possível que novos líderes, engajados com a sociedade, surjam a cada novo dia.

Saiba mais clicando aqui.

 
Grande Jogo Naval

Nos dias 19 e 20 de setembro acontecerá o Grande Jogo Naval. Neste ano, a atividade faz referência à construção de navios. Com o tema “Carpinteiro Naval”, todas as atividades desenvolvidas utilizarão como base os conhecimentos técnicos da marinharia, possibilitando que os escoteiros envolvidos vivenciem a história naval.

O Boletim 1 tem mais informações para auxiliar na realização da sua atividade. Clique aqui e confira.

 
Escoteiros do Brasil apoiam projeto Doe Letras, do Instituto Ayrton Senna

Como forma de chegar em ainda mais comunidades com projetos que possam auxiliar educacionalmente, os Escoteiros do Brasil estão apoiando o projeto Doe Letras, do Instituto Ayrton Senna.

Juntas por um mesmo ideal, as instituições querem, com a campanha, levar educação de qualidade para as redes públicas do país. Para participar, basta acessar o site www.institutoayrtonsenna.org.br e realizar uma doação. Mesmo uma pequena doação pode fazer a diferença na vida de muitos jovens. Junte-se a esta causa.

 
Participe da seleção de representantes para o Interamerican Leadership Training

Os Escoteiros do Brasil estão selecionando dois representantes para o Interamerican Leadership Training (Programa de Liderança Interamericana). Um menino e uma menina, com idades entre 18 e 26 anos, terão a oportunidade de se desenvolver e aprimorar sua capacidade de liderança, tornando-se um futuro apoio de sua Organização Escoteira Nacional.

O evento será voltado a práticas de solução de conflitos, comunicação efetiva e reflexão pessoal, entre outros. Além disso, será uma oportunidade para os participantes se envolverem com o projeto Mensageiros da Paz. As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de agosto. Clique aqui e confira o Boletim e demais informações.

 
 
Loja Escoteira Nacional
 
Quer receber o Sempre Alerta Eletrônico? Clique aqui e inscreva-se.

Você está recebendo esta mensagem por fazer parte do cadastro da União dos Escoteiros do Brasil.