Sempre Alerta Eletrônico - 5ª Edição - junho de 2015
 
 
 
Escoteiros do Brasil
Movidos Pelo Escotismo
 
www.escoteiros.org.br

Posicionamento Oficial Sobre Homoafetividade

Considerando que o Escotismo é um movimento educacional que visa contribuir para que os jovens desenvolvam seu caráter; que os princípios adotados pelos Escoteiros do Brasil norteiam, em seus deveres para com o próximo, a valorização dos direitos humanos, com respeito aos diferentes modos de pensar; o respeito à natureza particular dos sexos, sem quaisquer preconceitos, e, no plano das relações pessoais, os jovens são convidados a desenvolver sua afetividade com respeito e pautando pelo amor seu comportamento sexual.

O Conselho de Administração Nacional apresenta o Posicionamento dos Escoteiros do Brasil em relação ao tema:

1) A homofobia, bem como qualquer outro tipo de discriminação, é contrária aos princípios escoteiros de tolerância e respeito às diferentes formas de pensar, sendo portanto, um comportamento que exige medidas educativas por estar em desacordo com os princípios e os valores do Movimento Escoteiro;

2) Observada a Política de Proteção Infantojuvenil dos Escoteiros do Brasil, as relações homoafetivas e heteroafetivas são respeitadas no Movimento Escoteiro, tanto para membros juvenis, quanto para os voluntários adultos;

3) O tema faz parte da ampla temática dos Direitos Humanos, sendo abordado no Programa dos Ramos Lobinho, Escoteiro, Sênior e Pioneiro, de forma diferenciada, própria para cada faixa etária e com material de apoio adequado;

4) O tema faz parte do conteúdo de cursos de formação de adultos, permanentemente revisto e adaptado às novas realidades.

Para ler o posicionamento completo, clique aqui.


1º Encontro de Capacitação do Mensageiros Da Paz

O 1º Encontro de Capacitação do Mensageiros da Paz (MoP) irá promover, por meio de uma metodologia prática, um ambiente de capacitação, com uma visão completa sobre a iniciativa e a concepção de projetos. Cada Região pode inscrever dois participantes – no caso de vagas remanescentes, as Regiões que desejarem poderão indicar mais pessoas para o Encontro.

O Encontro acontecerá no Campo Escola de Bateias, próximo a Curitiba (PR), entre os dias 21 e 23 de agosto. As inscrições podem ser feitas até 21 de julho, sem custos. Clique aqui e saiba mais.


Escoteiros do Ar querem escrever a história da Modalidade

O Escoteiros do Ar estão se organizando para escrever a história da Modalidade do Ar no Brasil. Alguns escotistas e dirigentes já se juntaram à equipe que trabalhará na pesquisa de documentos, mas o Coordenador Nacional, Vlamir Pereira, está conclamando a todos que possuam material histórico para que encaminhem uma cópia, um fac-símile ou o original para o e-mail [email protected]

 
24º Mutirão Nacional Escoteiro De Ação Ecológica

A 24ª edição do MutEco já está rolando! Com o tema “#MovidosPeloEscotismo, Apaixonados pela Natureza”, os jovens são incentivados a desenvolver ações de conscientização, de preservação e cuidados com o meio ambiente. O Boletim traz diversas sugestões de atividades, confira clicando aqui.

O Mutirão acontece até o dia 12 de julho, organize seu grupo e participe.

 
Projeto Trees For The World

O Trees For The World é um projeto fruto do empenho de jovens que observaram problemas comuns aos seus países, concluindo que o principal deles têm relação direta com o meio ambiente e o impacto causado pelo homem. Observando isso, eles entenderam que poderiam contribuir para melhorar esse cenário plantando árvores.

A meta mundial é que sejam plantadas 1 milhão de árvores em cinco anos, e nós queremos contribuir ativamente para alcançar esse número. Para participar, é preciso registrar a atividade e fazer um relatório – ela também é válida para o MutEco 2015, devendo acontecer dentro do período do Mutirão. Saiba mais clicando aqui.
 
1º Congresso Brasileiro De Educação Escoteira

Quer estar em um evento que visa discutir e refletir sobre a proposta educativa do Escotismo, destacando a aplicação do Método Escoteiro como instrumento de promoção e desenvolvimento pessoal de crianças, adolescentes e jovens? O 1º Congresso Brasileiro de Educação Escoteira vai acontecer em setembro, entre os dias 5 e 7, em São Paulo, e é aberto para adultos e pioneiros associados à União dos Escoteiros do Brasil e estudiosos, estudantes e interessados nos aspectos da educação escoteira.

Saiba mais sobre a programação do evento, palestrantes e inscrição de trabalhos clicando aqui.

 
26º Mutirão Nacional Pioneiro

Conhecida como “Ilha da Magia”, Florianópolis (SC), sediará o 26º MutPio entre 9 e 12 de outubro. Tendo como meta o “Servir”, o evento irá promover ações comunitárias na região, atividades de reflexão e autoavaliação, além de momentos de turismo e diversão.

As inscrições acontecem até o dia 12 de agosto, e Pioneiros de todo o País podem participar – as vagas para Equipe de Serviço são limitadas. Clique aqui e confira o Boletim Informativo.

 
Participe do International Rover Week Winter, em Kandersteg

Se você quer viver novas experiências e diferentes culturas, ao lado de irmãos escoteiros, esta pode ser a oportunidade ideal: o International Rover Week voltou! A edição de 2015 vai acontecer no inverno suíço, entre os dias 27 de dezembro e 2 de janeiro de 2016.

O Kandersteg International Scout Centre já está aceitando inscrições de jovens entre 18 e 30 anos, devidamente registrados em suas Associações Escoteiras. Participe! Clique aqui para saber mais.

 
Faça parte do Sempre Escoteiro

O Sempre Escoteiro é um clube destinado a antigos escoteiros, escoteiros ativos em qualquer parte do mundo e simpatizantes que nunca tenham pertencido ao Movimento Escoteiro. A iniciativa é uma forma incentivar o projeto Escotismo Amazônico, que trabalha com crianças e jovens em zonas de risco e vulnerabilidade social, e apoiar o desenvolvimento do Escotismo no Brasil.

Conheça mais sobre o Sempre Escoteiro clicando aqui.

 
Aberto processo de candidatura para a nova Diretoria Executiva Nacional

Incentivando a participação dos associados e prezando pela transparência, o Conselho de Administração Nacional (CAN) inicia o processo de seleção dos interessados para integrar a Diretoria Executiva Nacional (DEN) para o mandato 2016-2019.

Clique aqui e confira o edital.

 
 
Loja Escoteira Nacional
 
Quer receber o Sempre Alerta Eletrônico? Clique aqui e inscreva-se.

Você está recebendo esta mensagem por fazer parte do cadastro da União dos Escoteiros do Brasil.